Governo garante que despesa em viaturas para PSP e GNR é nova
O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros o investimento de mais 20 milhões de euros de aquisição de mais de 650 viaturas para as forças de segurança.
O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros o investimento de mais 20 milhões de euros de aquisição de mais de 650 viaturas para as forças de segurança. O ministro da Presidência explicou que este concurso é “adicional” ao lançado anteriormente em fevereiro pelo governo socialista.
“Aprovamos uma despesa nova de 20 milhões de euros em concursos novos para comprar 650 viaturas para forças de segurança. Estes 650 carros, motas e veículos pesados vão permitir aos polícias e aos guardas da PSP e da GNR terem melhores condições para protegerem os portugueses“, disse o ministro da Presidência António Leitão Amaro.
O Executivo sublinhou várias vezes durante a conferência de imprensa que este “esforço adicional” para dotar as forças de segurança é novo e não do anterior Governo. “Mais 20 milhões de euros para comprar 650 viaturas para PSP e GNR que não estavam em concurso, que não estavam em aquisição, que a despesa não tinha sido aprovada e não estava a ser feita“, disse.
Esta quinta-feira, o ex-ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, lançou a dúvida ao frisar que o concurso já estava em preparação e com financiamento estabelecido, tudo feito ainda no governo socialista. Mas Leitão Amaro veio esclarecer: “Tratam-se efetivamente de novas aquisições”.
“Uma coisa era um concurso e uma decisão passada para adquirir carros apenas, e não carros, motas e veículos pesados como agora“, disse. Leitão Amaro assegurou que estão a executar e a pagar a aquisição anterior por parte do governo socialista, mas identificaram novas necessidades. “Este Governo lançou a decisão. Este Governo tomou hoje a decisão de aprovar os 20 milhões de euros”, acrescentou.
Sobre as viaturas adquiridas pelo governo socialista, Leitão Amaro garante que ainda estão a ser entregues. “Quando nos chegamos a funções estava em curso um procedimento, não estavam entregues, a maior parte ainda não estão entregues. Uma decisão que tinha começado antes deste Governo e que este Governo continuou, executou e pagou. Continua a executar, continua a pagar e continuarão a ser entregues em 2024/2025 várias dessas viaturas”, disse.
O ministro assegurou ainda que estão “profundamente” comprometidos em manter Portugal como um dos países mais seguros do mundo e apoiar as forças de segurança, dando-lhe os meios para cumprirem a sua missão.
Na quarta-feira, o primeiro-ministro reuniu com as chefias da PJ, PSP e GNR e as ministras da Justiça e Administração Interna, onde fizeram um balanço do esforço de investigação que está em curso sobre os desacatos do último mês. Nas declarações à comunicação social após a reunião, já tinha anunciado este investimento de mais de 20 milhões de euros de aquisição de mais de 600 veículos para PSP e GNR.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo garante que despesa em viaturas para PSP e GNR é nova
{{ noCommentsLabel }}