Operadoras baixaram preços “apenas onde a Digi está”, diz presidente da Anacom
A presidente da Anacom vê com bons olhos o impacto que a nova operadora está a ter no setor ao nível dos preços, mas diz que a descida só está a ocorrer em zonas onde a Digi está presente.
A entrada da Digi em Portugal levou as três grandes operadoras a melhorarem as suas ofertas, mexendo nos serviços das marcas low-cost. Mas com uma nuance importante: só estão a fazê-lo nas zonas onde a nova operadora está presente, afirmou esta sexta-feira a presidente da Anacom.
Meo, Nos e Vodafone controlam, respetivamente, a Uzo, a Woo e o Amigo, três marcas de telecomunicações que têm ganhado expressão no mercado português ao longo dos últimos meses. Principalmente desde que a Digi se apresentou ao mercado no passado dia 4 de novembro.
Num encontro com jornalistas, considerando que as operadoras estão “a proteger a rainha e a mexer no peão”, Sandra Maximiano disse que as três grandes marcas do setor estão a baixar “os preços das suas low cost“, mas “apenas onde a Digi está” presente.
Quanto questionada sobre se a Anacom já confirmou essa tendência, a presidente respondeu que esse movimento por parte das operadoras “é claro”.
A Uzo, a Woo e o Amigo promoveram em novembro descidas significativas dos seus preços e alterações nas condições. Em linhas gerais, apesar de terem reduzido para metade a velocidade máxima dos seus acessos de fibra ótica, as low cost decidiram baixar os prazos de fidelização de dois anos para três meses, igualando a prática introduzida pela Digi.
Outra mudança expressiva foi a introdução de televisão, ainda que com uma grelha de canais mais reduzida.
No mesmo encontro com jornalistas, Sandra Maximiano também afirmou que a Digi, devido às limitações na cobertura, “ainda não é uma alternativa” aos pacotes das três principais operadoras. Mas revelou que algumas das barreiras à sua expansão no mercado já foram resolvidas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Operadoras baixaram preços “apenas onde a Digi está”, diz presidente da Anacom
{{ noCommentsLabel }}