Turismo traz mais 1,6 mil milhões para a economia nacional

A balança de pagamentos registou um crescimento homólogo de 84% para um excedente de 9,4 mil milhões de euros até outubro, com forte impulso do turismo e das exportações.

Os dados mais recentes da Balança de Pagamentos, divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal, revelam um excedente externo de 9,4 mil milhões de euros nos primeiros dez meses de 2024. Trata-se de um crescimento homólogo de 84% face aos 5,1 mil milhões de euros registados até outubro do ano passado, demonstrando uma melhoria substancial na posição financeira do país face ao exterior.

Segundo o Banco de Portugal, este desempenho positivo deve-se a vários fatores, com destaque para a evolução favorável do saldo da balança de bens e serviços que até outubro aumentou 2,8 mil milhões de euros em comparação com o mesmo período de 2023.

A redução do défice da balança de bens em 823 milhões de euros, impulsionada por um “aumento das exportações superior ao das importações”, contribuiu significativamente para este resultado. Paralelamente, o excedente da balança de serviços registou um aumento de 1.965 milhões de euros, com o turismo a desempenhar um papel crucial, apresentando um crescimento de 1.617 milhões de euros no saldo de viagens e turismo.

Os dados do Banco de Portugal destacam também o comportamento em termos de investimento e financiamento externos. Até outubro, Portugal investiu 21,6 mil milhões de euros em ativos financeiros no exterior, enquanto obteve 12,2 mil milhões de euros em financiamento de não residentes. Esta dinâmica reflete uma posição mais robusta da economia nacional, com uma capacidade crescente de investir além-fronteiras, ao mesmo tempo que continua a atrair investimento estrangeiro.

A melhoria do saldo da balança de rendimento primário, com uma redução do défice em 1.340 milhões de euros, também merece destaque por parte do Banco de Portugal. Esta evolução positiva deve-se principalmente a “uma maior atribuição de fundos da União Europeia sob a forma de subsídios”.

Adicionalmente, o comunicado do Banco de Portugal revela também um aumento do excedente da balança de rendimento secundário em 242 milhões de euros “fruto, em grande medida, de uma menor contribuição financeira de Portugal para o orçamento da União Europeia”, contribuiu para o fortalecimento da posição externa do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo traz mais 1,6 mil milhões para a economia nacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião