Governo quer fixar valor máximo para a taxa de ocupação do subsolo

  • ECO
  • 24 Dezembro 2024

Visando acabar com a enorme disparidade de custos entre concelhos, a tutela está a preparar uma lei para definir o valor máximo e mínimo da taxa de ocupação do subsolo que pode ser cobrado.

Embora as câmaras municipais possam continuar a definir a taxa de ocupação do subsolo (TOS), que cobram aos comercializadores de gás natural, o Governo vai fixar, por lei, o valor máximo que pode ser aplicado em todo o território, avança o Jornal de Notícias.

O objetivo do Ministério do Ambiente, liderado por Maria da Graça Carvalho, passa por acabar com a enorme disparidade de custos entre concelhos, tendo também em conta que a taxa aplicada pelos municípios é depois refletida na fatura de gás dos consumidores. Uma família no Barreiro com um consumo mensal de 200 killowatts-hora (kWh), por exemplo, paga 10,64 euros por mês de taxa de ocupação do subsolo, enquanto em Famalicão esse custo baixa para 17 cêntimos. A tutela pretende assim avançar, no próximo ano, com uma lei que incluirá uma fórmula de cálculo a ser aplicada a nível nacional,

O modelo a adotar deve ser semelhante ao do imposto municipal sobre imóveis (IMI). Na prática, a receita é municipal, mas é o Estado Central que define, por lei nacional, qual o valor máximo e mínimo que pode ser cobrado. No entanto, ainda não se sabe quem pagará a taxa, se serão os consumidores através da fatura de gás natural ou se os comercializadores vão ficar impedidos de repercutir esse custo aos clientes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer fixar valor máximo para a taxa de ocupação do subsolo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião