CP transportou mais 12,8 milhões de passageiros em 2024
A empresa prevê fechar o ano com mais de 185 milhões de passageiros transportados, num período marcado pelo início de comercialização do passe ferroviário.
A CP – Comboios de Portugal prepara-se para fechar o ano com mais de 185 milhões de passageiros transportados, o que representa um aumento acima de 12,8 milhões face a 2023, segundo os números revelados pela empresa e que são ainda provisórios para os dois últimos meses. Este crescimento ocorre num ano marcado pelo início de comercialização do novo passe ferroviário, que começou a ser vendido a 21 de outubro.
A empresa de comboios refere que, ao contrário dos anos anteriores, em que o aumento era sobretudo evidente nos serviços urbanos, em 2024 o crescimento de passageiros foi transversal a todos os serviços comerciais da empresa. Os serviços urbanos, regionais, inter-regionais e de longo curso registaram uma procura acrescida.
“Este aumento de passageiros em todos os serviços da CP demonstra que o comboio é cada vez mais a escolha natural dos portugueses, não apenas nas grandes áreas urbanas, mas também nas ligações regionais e de longo curso. É um reconhecimento da eficiência da ferrovia como meio de transporte sustentável”, comenta Pedro Moreira, Presidente do Conselho de Administração da CP.
Pedro Moreira nota ainda que “estes dados provam que os portugueses cada vez mais valorizam e privilegiam a mobilidade sustentável” e “o comboio é a solução ideal para responder a este desafio, contribuindo para a redução da pegada ecológica e para uma mobilidade mais inclusiva e eficiente em todo o território nacional.”
O aumento de passageiros registado pela CP em 2024 conta com o contributo do novo passe ferroviário de 20 euros, que começou a ser vendido a 21 de outubro e que apenas no primeiro mês vendeu 30 mil assinaturas, um número que compara com a venda de 2.860 passes em outubro de 2023, segundo os dados divulgados pela empresa ao ECO.
A CP não divulgou, porém, o impacto nas receitas e desconhecem-se ainda os números de venda registados em novembro e dezembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CP transportou mais 12,8 milhões de passageiros em 2024
{{ noCommentsLabel }}