Couto dos Santos encontrado morto num campo de golfe em Matosinhos
O antigo ministro social-democrata António Couto dos Santos foi encontrado morto num lago no Citygolf, na Senhora da Hora, em Matosinhos.
António Couto dos Santos morreu esta segunda-feira, de forma repentina, aos 75 anos, enquanto jogava golfe em Matosinhos, no campo Citygolf, avança o Expresso. O alerta foi dado por golfistas que viram um corpo a boiar no lago do Citygolf.
Fonte dos Bombeiros de São Mamede de Infesta e o PSD revelaram à Lusa que o alerta foi dado pelas 11h30, mas o antigo governante já estava morto quando os meios chegaram ao local. Desconhecem-se ainda as causas da morte e o corpo já seguiu para o Instituto de Medicina Legal do Porto.
Natural de Esposende, Couto dos Santos foi por quatro vezes membro dos governos de Cavaco Silva: secretário de estado da Juventude, ministro dos Assuntos Parlamentares, ministro da Educação e ministro-adjunto e da Juventude. Foi também presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) entre 1995 e 2007.
Foi ainda deputado pelos distritos de Setúbal (1987-1994) e de Aveiro (2009-2015), presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República (2011-2015), presidente da Comissão Parlamentar de Saúde (2009-2011) e vice-presidente da referida comissão (2011-2015).
“Foi com profundo pesar que a direção nacional do PSD recebeu esta segunda-feira, a notícia da morte de António Couto dos Santos (…) A direção do PSD perdeu hoje um amigo, o partido, um ilustre militante e o país um dos principais defensores da causa pública”, lê-se numa nota de pesar enviada às redações.
O primeiro-ministro também lamentou a morte de Couto dos Santos. “Para além de ser um amigo, foi governante e deputado em fases desafiantes e bem-sucedidas da nossa vida democrática”, escreveu Luís Montenegro numa publicação na rede social X. “Enalteço nesta hora a sua frontalidade, humanismo e competência”, conclui.
Tweet from @LMontenegropm
(Notícia atualizada às 17h57 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Couto dos Santos encontrado morto num campo de golfe em Matosinhos
{{ noCommentsLabel }}