Banco de Portugal nomeia Hélder Rosalino para a Valora após polémica com convite do Governo
Ex-administrador do Banco de Portugal foi nomeado para a empresa que imprime as notas de euro. Banco de Portugal lembra que nomeação já estava prevista antes da polémica com o convite do Governo.
O Banco de Portugal nomeou Hélder Rosalino para membro do conselho de administração da Valora, empresa que imprime as notas de euro e é totalmente detida pelo banco central, segundo anunciou esta quarta-feira.
Em comunicado, a instituição lembra que “esta nomeação estava prevista desde novembro de 2024, sendo retomada após ter sido suspensa na sequência de um convite dirigido a Hélder Rosalino para funções fora do Banco de Portugal”.
Hélder Rosalino deixou as funções de administrador do Banco de Portugal em setembro após terminar o mandato. Nas últimas semanas, recusou o convite para ser secretário-geral do Governo devido à polémica em relação ao salário que iria auferir. Cargo para o qual foi entretanto nomeado Carlos Costa Neves.
O banco central liderado por Mário Centeno justifica a escolha de Hélder Rosalino com a sua experiência como diretor do Departamento de Emissão e Tesouraria do Banco de Portugal e, posteriormente, como administrador com o pelouro desse Departamento e como membro do conselho de administração da Valora, “cargos que desempenhou durante vários anos”.
Luís Morais Sarmento, recém-chegado à administração do Banco de Portugal com o pelouro do Departamento de Emissão e Tesouraria, foi também nomeado para a Valora, em substituição da administradora Helena Adegas, adianta ainda o banco central.
Localizada no Carregado, a Valora é responsável pela impressão das notas de 20 euros. É detida a 100% pelo Banco de Portugal.
No ano passado produziu e entregou ao Banco de Portugal 265,8 milhões de notas de 20 euros, que correspondem à quota-parte de notas atribuída ao Banco de Portugal nos termos do acordo celebrado com os bancos centrais da Áustria e da Bélgica, segundo o último relatório da emissão monetária relativo a 2023.
(Notícia atualizada às 18h34)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco de Portugal nomeia Hélder Rosalino para a Valora após polémica com convite do Governo
{{ noCommentsLabel }}