⛽ Gasóleo vai subir um cêntimo para a semana. Gasolina não mexe
A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,643 euros por litro de gasóleo simples e 1,746 euros por litro de gasolina simples 95.
Os preços dos combustíveis não deverão mexer muito na próxima semana. O gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, deverá subir um cêntimo e a gasolina não deverá ter qualquer variação, avançou ao ECO uma fonte do mercado.
Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,643 euros por litro de gasóleo simples e 1,746 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.
Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.
Esta semana, o gasóleo subiu 2,2 cêntimos e a gasolina 2,7 cêntimo, um desempenho que foi ao encontro das expectativas do mercado.
O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, está esta sexta-feira a subir 2,43% para os 78,79 dólares por barril, mas já esteve a cotar nos 79,59 dólares, o valor mais elevado em mais elevado dos últimos três meses, e caminha para a terceira semana consecutiva de ganhos com os investidores preocupados com eventuais perturbações no fornecimento do outro negro na sequência de novas sanções impostas à Rússia e ao Irão. Nas últimas três semanas o preço do brent valorizou 9%.
“Existem vários fatores hoje. No longo prazo, o mercado está focado na perspectiva de sanções adicionais”, disse Ole Hansen, chefe de estratégia de matérias-primas do Saxo Bank, citado pela Reuters. “No curto prazo, o clima está muito frio nos EUA, aumentando a procura por combustíveis.”
Antes da tomada posse do Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, a 20 de janeiro, aumentam as expectativas sobre possíveis interrupções no fornecimento de crude decorrentes de sanções mais rígidas contra o Irão e a Rússia, enquanto os stocks de petróleo permanecem baixos.
Isto poderá materializar-se ainda mais depressa, tendo em conta a expectativa de que o Presidente dos EUA, Joe Biden, anuncie novas sanções contra a economia russa antes de Trump tomar posse. Um dos principais alvos das sanções até agora tem sido a indústria petrolífera e naval da Rússia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
⛽ Gasóleo vai subir um cêntimo para a semana. Gasolina não mexe
{{ noCommentsLabel }}