“Há uma ditadura da oferta de emprego, mas está a terminar”. Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Os portugueses trabalham, em média, 38,4 anos. É esse o valor que dá título a este podcast que se debruça em entrevistas quinzenais sobre os temas mais quentes do mundo do trabalho.

 

João (nome fictício) é gestor de projeto e está à procura de uma nova oportunidade de trabalho. Encontrou uma oferta online e candidatou-se, sem prestar muita atenção à empresa que está a anunciar a vaga. É a isto que Luís Sottomayor chama de “ditadura da oferta de emprego”. Mas isso, prevê o CEO da consultora Talent Portugal, está a terminar.

Neste episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro”, falamos de employer branding, conflitos entre gerações e do direito dos candidatos a terem informação sobre os empregadores.

Luís Sottomayor, CEO da Talent Portugal, em entrevista ao podcast do ECO “Trinta e oito vírgula quatro”Hugo Amaral/ECO

“O mercado está muito dominado, especialmente o mercado digital, pela ditadura da oferta de emprego. Mas está a terminar. Vejo uma oferta. Muitas vezes nem sei para que empresa estou a concorrer e isso é algo que não faz sentido“, sublinha o responsável.

Por outro lado, Luís Sottomayor alerta que “assim como há talento escondido, também há muitas empresas que estão escondidas“. É aí que o employer branding deveria entrar, sendo que, neste momento, são mais as grandes empresas a investir nessas estratégias, conta o CEO.

O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.

Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?

Neste mês de janeiro, vamos explorar essa questão do ponto de atração de talento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Há uma ditadura da oferta de emprego, mas está a terminar”. Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião