CMS e Goldman Sachs lideram assessoria a fusões e aquisições na Europa
Rothschild e Latham & Watkins também se destacaram nos rankings europeus da GlobalData. Veja as tabelas com os dez maiores assessores de M&A.
As sociedades de advogados CMS e Latham & Watkins e os bancos de investimento Goldman Sachs e Rothschild & Co foram os principais assessores financeiros e jurídicos de fusões e aquisições (M&A) na Europa em 2024, de acordo com a consultora britânica GlobalData.
As duplas destacaram-se em diferentes segmentos, o valor dos negócios assessorados e o número de operações: o Goldman Sachs apoiou transações de 97,5 mil milhões de dólares (94,8 mil milhões de euros) e o Rothschild & Co mais de uma centena de negócios (132).
O analista Aurojyoti Bose destacou que a Rothschild manteve a posição de liderança em volume de um ano para o outro, apesar de ter registado uma queda anual no número de negócios assessorados. “Além da liderança em volume, a Rothschild & Co ocupou também a nona posição em termos de valor em 2024”, referiu o especialista da GlobalData.
“O Goldman Sachs registou um salto mais do que duplo no valor total dos negócios por si assessorados em 2024 em comparação com 2023. E passou de ocupar a segunda posição em valor em 2023 para liderar o gráfico por esta métrica em 2024 com 24 negócios milhares de milhões de dólares [acima de mil milhões] que incluíram também um mega negócio avaliado em mais de 10 mil milhões de dólares, que ajudaram a melhorar a sua classificação”, explicou.
No caso do apoio legal, a gigante da advocacia Latham & Watkins – que não tem presença em Portugal – alcançou a sua posição de liderança em termos de valor com transações de 58,8 mil milhões de dólares (57,2 mil milhões de euros) enquanto a CMS – uma das principais firmas internacionais no país, onde José Luís Arnaut é managing partner – destacou-se no volume com um total de 265 negócios, segundo a base de dados da GlobalData.
“A CMS foi a clara vencedora em volume, superando os seus pares por uma margem significativa em 2024. Foi a única empresa a assessorar em mais de 200 negócios durante o ano. Curiosamente, o CMS também liderou em volume no ano anterior. A classificação por valor da Latham & Watkins deu um salto da oitava posição em 2023 para a primeira posição em 2024. Isto pode ser atribuído ao grande salto no valor total dos negócios assessorados em 2024 em comparação com 2023″, acrescentou o analista Aurojyoti Bose.
A Lazard ocupou a segunda posição em termos de valor, assessorando negócios no valor de 71,3 mil milhões de dólares, seguida pelo Morgan Stanley com 68,4 mil milhões de dólares, pelo UBS com 59,6 mil milhões de dólares e pelo Deutsche Bank com 47,1 mil milhões. Entretanto, a PwC ocupou a segunda posição em termos de volume com 119 negócios, seguida pela Clearwater International com 104 negócios, a EY (Ernst & Young) com 103 negócios e a KPMG com 99 negócios.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CMS e Goldman Sachs lideram assessoria a fusões e aquisições na Europa
{{ noCommentsLabel }}