Há agora um consenso que precisamos da União dos Mercados de Capitais, diz Lagarde

A presidente do BCE defende que a União Europeia deve eliminar barreiras e acelerar a transição para um mercado único, posicionando-se para os desafios que a região enfrenta com Trump nos EUA.

A Europa enfrenta uma crise existencial e precisa preparar-se para a nova era Trump nos EUA, reconhece a presidente do Banco Central Europeu (BCE). Para Christine Lagarde, a região tem que jogar em equipa, ser mais ágil e acelerar a União dos Mercados de Capitais. A responsável apela à Comissão Europeia para acelerar este processo e pressionar a comissária para os Serviços Financeiros e União de Capitais, Maria Luís Albuquerque, a entregar resultados.

Temos de ser realistas sobre o momento que enfrentamos“, admitiu Christine Lagarde, em resposta à questão sobre se a Europa enfrenta uma crise existencial, num debate dedicado a analisar o potencial da região em Davos.

A presidente do BCE, que já tinha adiantado esta quarta-feira em entrevista à CNBC que a Europa tem que estar preparada para as tarifas de Trump e antecipar os seus efeitos, argumentou que a região tem “o talento, o dinheiro e as ideias”. Falta a ação.

A presidente da autoridade monetária defendeu que a Europa tem que se unir e eliminar “barreiras” criadas pelos próprios países, voltando a pôr o foco na importância de acelerar a União dos Mercados de Capitais e nas vantagens que esta união trará para os países da região.

Há agora um consenso – há exceção de dois ou três países [nos 27] – em concordar que precisamos da União dos Mercados de Capitais“, garantiu a responsável, acrescentando que “vai ter que se lidar com esses países [que não querem avançar com a União de Capitais]”, mas “vamos fazer esta transição”.

A presidente do BCE mostrou-se ainda agradada com o facto da presidente da Comissão Europeia ter falado da criação deste mercado único na sua intervenção em Davos. O que espero que a Ursula [van der Leyen] consiga fazer [agora] é voltar para a Comissão Europeia, que vá ter com [a comissária] Maria Luís Albuquerque e outros e dizer-lhes que têm uma lista de coisas para fazer e um deadline” para acelerar esta união e que quer “resultados até ao final de 2025”, acrescentou.

Para a responsável, a região precisa “focar-se em rapidez e resultados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há agora um consenso que precisamos da União dos Mercados de Capitais, diz Lagarde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião