Portugueses voltaram a viajar no verão do ano passado
Verão marcou inversão da tendência e viagens de residentes em território nacional aumentaram 1,4% e as com destino ao estrangeiro subiram 9,8%.
As viagens dos residentes em Portugal inverteram a tendência decrescente e voltaram a crescer no terceiro trimestre do ano passado. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira, subiram 2,6%, totalizando 8,2 milhões, após uma queda de 13,4% entre abril e junho. Mas com um desempenho muito inferior face ao terceiro trimestre de 2022, embora em números absolutos haja um aumento.
Os dados do organismo de estatística revelam que as viagens em território nacional inverteram a trajetória descendente dos dois trimestres anteriores e aumentaram 1,4% no terceiro trimestre, atingindo 6,9 milhões. Paralelamente, as viagens com destino ao estrangeiro também aumentaram, com uma variação de de 9,8%, totalizando 1,3 milhões de deslocações.
O “lazer, recreio ou férias” continuou a ser a principal motivação para viajar, registando uma subida de 4,2% e representando 67,7% do total, enquanto as deslocações para “visita a familiares ou amigos” também registaram um acréscimo, de 4,3%, o correspondente a 26,1% do total.
Os “hotéis e similares” concentraram 25,2% das dormidas resultantes das viagens turísticas dos residentes, sendo superados pelo “alojamento particular gratuito”, que se manteve como a principal opção de alojamento, correspondendo a mais de metade das dormidas.
No processo de organização das deslocações, a internet foi utilizada em 30,2% das situações, tendo este recurso sido opção em 67,3% das viagens para o estrangeiro e em 23,3% das realizadas em território nacional.
A duração média das viagens fixou-se ligeiramente abaixo dos níveis do trimestre homólogo de 2023, com uma duração média de 5,62 noites vs 5,90 no período correspondente do ano anterior. A duração média mais longa foi registada em agosto (6,39 noites) e a mais baixa em setembro (3,92 noites).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugueses voltaram a viajar no verão do ano passado
{{ noCommentsLabel }}