CMVM vai lançar comparador de produtos financeiros
Ferramenta visa ajudar investidores a tomar decisões de investimento mais informadas. Comparador terá informações sobre o risco, retorno e custos dos diferentes produtos financeiros.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vai lançar um comparador de produtos financeiros para ajudar os pequenos investidores a tomarem decisões de investimento mais bem informadas.
A ferramenta irá permitir “avaliar e comparar instrumentos financeiros disponíveis no mercado, com base em critérios como o risco, retorno e custos associados”, segundo prevê o regulador da bolsa no Plano de Atividades para 2025-2028 apresentado esta segunda-feira.
Com este comparador, a CMVM pretende fomentar a transparência e a confiança no mercado e no value for money dos produtos financeiros disponíveis, ajudando o pequeno investidor “na tomada de decisões mais informadas”.
“Não queremos ter uma atitude paternalista, mas queremos proteger os investidores e garantir que a informação que é prestada aos investidores é clara, fidedigna e fácil de interpretar. Não se quer impor requisitos adicionais aos intermediários financeiros, mas dar informação que permita tomar decisões mais bem informadas”, referiu a vice-presidente da CMVM, Inês Drummond, a conferência de imprensa de apresentação do plano, adiantando que a ferramenta está prevista no plano deste ano.
“Este objetivo resulta da convicção de que a confiança é um elemento essencial para manter e expandir a base dos investidores. A confiança não significa a ausência de risco”, disse o presidente do supervisor, Luís Laginha de Sousa.
Para 2025, a entidade reguladora irá desenvolver outras duas iniciativas: alertas rápidos aos investidores sobre os riscos nos mercados e implementar o plano de literacia financeira da CMVM 2024.
Em relação à primeira iniciativa, pretende criar mecanismos que introduzam maior rapidez e abrangência na emissão de alertas aos investidores sobre riscos associados a propostas e informações veiculadas, incluindo por entidades não autorizadas, designadamente através do recurso a ferramentas SupTech.
Sobre a segunda iniciativa, a CMVM irá dar prioridade à capacitação para a deteção de situações de fraude e burla, aos criptoativos e à sua nova regulamentação (MICA) e também ao papel crescente das redes sociais e dos chamados finfluencers junto dos pequenos investidores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CMVM vai lançar comparador de produtos financeiros
{{ noCommentsLabel }}