Dívida pública cai para 95,3% em 2024, abaixo da previsão do Governo

Finanças previam redução do rácio da dívida para 95,9% do PIB no final do ano passado. Afinal, caiu para 95,3%, o valor mais baixo desde junho de 2010, há 14 anos, revela o Banco de Portugal.

A dívida pública caiu para 95,3% do PIB no final do ano passado, abaixo das previsões do Governo, que apontavam para os 95,9%. Um melhor desempenho económico em 2024 ajudou a baixar o rácio para o valor mais baixo desde junho de 2010, há 14 anos.

As previsões das entidades oficiais variavam entre os 91,2% do Banco de Portugal e os 95,9% do Ministério das Finanças. A Comissão Europeia previa uma queda para os 95,7% e o FMI 94,4%.

Em termos absolutos, o endividamento subiu 8,8 mil milhões de euros em 2024, atingindo os 270,65 mil milhões em dezembro, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

Ou seja, a redução do peso da dívida pública face ao PIB em 2,6 pontos percentuais em relação ao final de 2023 deveu-se fundamentalmente ao bom desempenho da economia no ano passado, que cresceu 1,9%, superando as estimativas do Executivo (1,8%), segundo revelou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) na semana passada.

Peso da dívida pública alivia

Fonte: Banco de Portugal

Para a subida do valor nominal do endividamento das administrações pública no ano passado contribuiu “em grande medida” o aumento dos títulos de dívida em 7,5 mil milhões de euros, especialmente de curto prazo (+5,9 mil milhões) e dos empréstimos (+1,4 mil milhões), explica o supervisor bancário.

Já as responsabilidades em depósitos reduziram-se 100 milhões de euros, devido sobretudo à diminuição dos certificados do Tesouro (-1,3 mil milhões de euros), que foi parcialmente compensada pelo crescimento dos certificados de aforro (700 milhões de euros).

O Banco de Portugal adianta ainda que os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 1,9 mil milhões de euros em 2024. Assim, excluindo estes depósitos, a dívida pública observou um aumento de 6,9 mil milhões para 257,3 mil milhões.

(Notícia atualizada às 11h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública cai para 95,3% em 2024, abaixo da previsão do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião