Máxima paridade e emoção na LALIGA a 15 jornadas do fim, com o Real Madrid, o Barça e o Atlético de Madrid a lutarem pelo título por apenas dois pontos
Esta edição da EA SPORTS LALIGA é uma das mais competitivas nesta fase dos últimos 38 anos, e é também a mais disputada das principais ligas europeias.
Após a conclusão da 23ª jornada da EA SPORTS LALIGA, a classificação no topo da tabela está a apertar. Três equipas, o atual líder Real Madrid, com 50 pontos, o Atlético de Madrid, com 49 pontos, e o FC Barcelona, com 48 pontos, estão apenas a dois pontos de distância, demonstrando mais uma vez a emocionante competitividade que tem rodeado o campeonato nacional nos últimos tempos. Esta situação de equilíbrio não tem atualmente paralelo em nenhuma outra grande liga do continente.
O empate deste fim de semana no DERBI DE MADRID, no Santiago Bernabéu, tornou a disputa pelo título mais renhida entre estes três clubes. O Athletic Club (44), a seis pontos do primeiro colocado, também está na briga e ainda tem chances de se manter na disputa.
De facto, esta paridade no topo da tabela não se verificava desde a época 2013/2014. Nessa época, o Atlético de Madrid acabou por conquistar o seu 11º título de campeão da época regular com apenas três pontos de vantagem sobre o FC Barcelona e o Real Madrid. De facto, na 23ª jornada, o Atlético de Madrid, o FC Barcelona e o Real Madrid estavam empatados com 57 pontos.
Além disso, das 38 edições da LALIGA com 20 equipas na classificação, esta é a quinta vez que se verifica esta igualdade a 15 jornadas do fim entre três equipas, com apenas dois pontos a separar três equipas.
Para além do campeonato de regularidade, os três clubes espanhóis atualmente na luta pelo título da LALIGA EA SPORTS estão a desempenhar um papel de destaque nas competições continentais. O FC Barcelona e o Atlético de Madrid conseguiram entrar no top 8 da Liga dos Campeões, com acesso direto aos oitavos de final. Por seu lado, o Real Madrid, após a sua última vitória no Stade Brestois, terá de disputar a fase preliminar contra o Manchester City, num duelo que se está a tornar uma tradição nas últimas épocas.
Assim, com o atual ritmo e tendência de pontos, é possível prever que esta época a LALIGA possa ser conquistada com 83 pontos, o valor mais baixo desde 2007. Um aspeto que realça a competitividade que existe entre todos os clubes, mesmo os que estão na parte intermédia e inferior da classificação, que lutam tanto para alcançar posições europeias como para evitar a zona de despromoção.
Neste contexto, o Real Madrid, o Atlético de Madrid e o FC Barcelona são os únicos clubes capazes de conquistar a cobiçada tríplice coroa. Neste contexto, Los Blancos, Los Colchoneros e Los Culés já estão nas meias-finais da Taça do Rei, uma fase final que a Real Sociedad também vai disputar.
Quanto à corrida para ser o melhor marcador do campeonato, o líder continua a ser Robert Lewandowski com 19 golos. No entanto, nas últimas jornadas, a estrela francesa do Real Madrid, Mbappé, reduziu a diferença para o avançado polaco do Barça, com 16 golos. Na baliza, o guarda-redes esloveno do Atlético de Madrid, Jan Oblak, parece não ter rival, tendo sofrido apenas 15 golos até agora nesta época.
A nível europeu, as outras grandes ligas não têm um nível de igualdade semelhante ao da liga espanhola. Neste sentido, a Premier League, a Bundesliga, a Serie A em Itália e a Ligue 1 em França têm todos líderes destacados, em alguns casos com uma diferença de até 10 pontos em relação ao segundo classificado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Máxima paridade e emoção na LALIGA a 15 jornadas do fim, com o Real Madrid, o Barça e o Atlético de Madrid a lutarem pelo título por apenas dois pontos
{{ noCommentsLabel }}