Von der Leyen pede a J.D. Vance “relação comercial justa” e “apoio inabalável à Ucrânia”
A presidente da Comissão Europeia, no encontro com JD Vance, sublinhou ainda a "necessidade de uma unidade contínua na prestação de um apoio inabalável à Ucrânia”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu esta terça-feira ao vice-presidente norte-americano, J. D. Vance, uma “relação comercial justa” entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE) e um “apoio inabalável à Ucrânia” face à Rússia.
“A presidente Von der Leyen e o vice-presidente Vance debateram a cooperação em matéria de desafios partilhados. A presidente von der Leyen reafirmou o empenho da UE numa relação comercial justa, tendo ambas as partes manifestado a sua intenção de dar prioridade a áreas económicas de interesse mútuo, incluindo a energia”, refere um comunicado divulgado após o encontro.
A reunião bilateral ocorreu em Paris à margem da cimeira mundial sobre Inteligência Artificial numa altura de intensas tensões comerciais, que não haviam sido mencionadas por Ursula von der Leyen numa publicação logo a seguir ao encontro na rede social X, na qual relatou apenas uma “boa discussão” e disse esperar “continuidade da cooperação” transatlântica.
Agora, neste resumo da reunião divulgado à imprensa, lê-se que foi também abordada a guerra na Ucrânia causada pela invasão russa, quando se assinalam quase três anos do conflito.
Tweet from @kajakallas
“A presidente Von der Leyen e o vice-presidente Vance reafirmaram a força das relações entre a UE e os Estados Unidos e o seu papel vital no atual panorama geopolítico. A presidente von der Leyen salientou o empenhamento da UE numa paz justa e duradoura para a Ucrânia (…) e sublinhou a necessidade de uma unidade contínua na prestação de um apoio inabalável à Ucrânia”, indica a nota informativa.
A questão da Inteligência Artificial também foi discutida, com a líder do executivo comunitário a vincar o compromisso da UE em desenvolver uma tecnologia “em benefício de todos, mantendo simultaneamente um mercado aberto e competitivo”. Este encontro de Von der Leyen e J.D. Vance trata-se da reunião de mais alto nível entre a Comissão Europeia e a nova administração norte-americana desde o regresso de Donald Trump à Casa Branca (presidência).
Presente no encontro esteve também a chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas. Fontes europeias têm indicado que, até ao momento, Ursula von der Leyen ainda não tem uma data marcada para um encontro bilateral com o Presidente norte-americano, Donald Trump, tendo apenas tido um contacto telefónico por ocasião da tomada de posse do republicano, no passado dia 20 de janeiro.
Outras fontes comunitárias ouvidas pela Lusa indicaram que o presidente do Conselho Europeu, António Costa, foi convidado para esta cimeira mundial sobre Inteligência Artificial em Paris, mas não pôde comparecer, pelo que não participou na reunião com J.D. Vance.
A reunião aconteceu após o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado que irá impor tarifas de 25% sobre as importações do aço e do alumínio, contexto que afeta o setor da UE.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Von der Leyen pede a J.D. Vance “relação comercial justa” e “apoio inabalável à Ucrânia”
{{ noCommentsLabel }}