Adjunta da ministra da Ambiente vai liderar Agência para o Clima

Governo nomeia adjunta de Maria da Graça Carvalho para liderar a Agência para o Clima. E vai buscar vogal da Carris para vice-presidência da CP.

A adjunta da ministra da Ambiente, Ana Diogo Perez, vai liderar Agência para o Clima, um organismo que absorve o Fundo Ambiental e outros fundos ligados à energia e ambiente. Foi nomeada esta quinta-feira pelo Governo, em Conselho de Ministros, para o mandato de 2025-2027.

Licenciada em Engenharia do Ambiente, Ana Diogo Perez tinha sido nomeada a 16 de dezembro de 2024, segundo o Diário da República, para exercer as funções de adjunta no gabinete da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, onde se mantém. Antes de entrar no gabinete político, Ana Diogo Perez foi vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) entre 2013 e 2024, e chefe da divisão de Poluição Atmosférica e Alterações Climáticas da APA (2007-2012).

“Depois do parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP)”, o Governo escolheu ainda esta quinta-feira o vice-presidente Luís Miguel Gaudêncio Simões do Souto Barreiros; e para vogais Maria do Rosário Gama Martins dos Santos de Sousa Sequeira — também adjunta da ministra — e Luís Miguel de Sousa Lopes.

A nova Agência para o Clima foi criada em janeiro deste ano, e terá sob gestão cerca de 2 mil milhões de euros todos os anos.

O Conselho de Ministros reconduziu ainda, esta quinta-feira, Pedro Moreira por mais um mandato na presidência da CP. Já para a restante administração o Governo nomeou para vice-presidente Sara Maria Pereira do Nascimento, vogal executiva da Carris. Designou como vogais Ana Filipa Mendes Martins Pintado Ribeiro; Ana Maria Vicente da Silva Horta e João António Gomes Claro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Adjunta da ministra da Ambiente vai liderar Agência para o Clima

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião