Exclusivo Logoplaste muda gestão. Sandra Santos é a nova CEO
A fabricante de embalagens de plástico rígido, uma das maiores no mercado americano e na Europa, contratou a antiga líder executiva da BA Glass. Sandra Santos já entrou em funções.
![Reportagem na Fábrica da BA Glass em Avintes - 17JAN24](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2024/01/ba_glass_005.jpg)
A Logoplaste mudou de liderança: A fabricante global de embalagens de plástico rígido contratou a gestora Sandra Santos para Chief Executive Officer (CEO) e já iniciou funções, revelou ao ECO uma fonte conhecedora do processo. A companhia, com cerca de 70 fábricas em 17 países, faturou cerca de mil milhões de euros em 2024 e, como empresa de raiz familiar, tem como acionistas de referência Filipe de Botton e Alexandre Relvas, e também o Ontario Teachers’ Pension Plan (OTPP), com 60% do capital.
Sandra Santos foi durante uma década a líder da BA Glass e desde o início do ano passado, acumulava um conjunto de cargos não executivos, e entrou em funções esta terça-feira, sucedendo a Gerardo Chiaia.
“Nós sonhamos pouco. Queremos pouco. A maior culpa dos empresários é não sonharem. E depois há empresários que não querem ter complexidade, quando as atividades com mais valor acrescentado são também mais complexas. Gerir indústria é mais complexo do que gerir empresas de serviços”, afirmou em entrevista ao ECO, há pouco mais de um ano, quando estava a concluir o mandato na BA Glass, empresa que produz embalagens de vidro. O desafio dos acionistas a Sandra Santos foi prosseguir o desenvolvimento de escala e inovação da Logoplaste no mercado internacional, particularmente nos EUA e Europa.
Gestora com experiência internacional — a BA Glass também é uma empresa internacionalizada –, Sandra Santos lamenta a forma como as grandes empresas são avaliadas em Portugal “Os jornais publicam todos os dias o mau que é ter lucros, quando são bons para se poder fazer investimento. Se não tivemos lucros e não fizermos investimento, somos e seremos pobres. O preconceito com o investimento e os lucros vem de há muito tempo e, obviamente, os nossos políticos, sejam lá de que cor forem, têm feito um trabalho péssimo naquilo que é a promoção da criação de riqueza para todos“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Logoplaste muda gestão. Sandra Santos é a nova CEO
{{ noCommentsLabel }}