Banca prepara-se para dar ‘jackpot’ de 4,1 mil milhões aos acionistas

Novo ano histórico para os bancos significará um cheque chorudo para os acionistas. Espanhóis vão levar um terço dos dividendos. Estado português encaixa 1,1 mil milhões.

Depois de um novo ano histórico para a banca portuguesa, os acionistas esfregam as mãos com o ‘jackpot’ que se preparam para receber: perto de 4,1 mil milhões de euros é o montante que as principais instituições se preparam para entregar aos seus donos, de acordo com os cálculos do ECO.

Este valor inclui cerca de 3,9 mil milhões de euros em dividendos e distribuição de resultados acumulados e outros 200 milhões relativos ao programa de recompra de ações que o BCP vai executar nos próximos meses.

Esta quarta-feira, o CEO do banco, Miguel Maya, revelou que já tem autorização do Banco Central Europeu (BCE) para avançar com o chamado share buyback. “Não temos uma data específica, mas vamos iniciar a operação logo que possível. Há uma parte operacional que tem de ser montada, envolvendo bancos de investimento, e não quisemos avançar com isso antes da autorização do BCE”, explicou o gestor aos jornalistas.

Entre dividendo e recompras, o BCP vai dar 72% do seu lucro do ano passado aos acionistas., cerca de 650 milhões. Mas os outros bancos vão pagar ainda mais.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

Novobanco é quem paga mais

Impedido até agora de pagar dividendos, por conta do acordo de capital contingente (CCA) que terminou antecipadamente em dezembro, o Novobanco é quem vai dar mais aos acionistas: 1,3 mil milhões de euros.

Em cima da mesa está não só o dividendo relativo aos resultados de 2024, que serão anunciados na próxima semana, mas também a distribuição de capital acumulado nos últimos anos. Os dividendos vão ser aprovados na assembleia geral de 21 de março, como revelou o ECO esta semana.

Já a Caixa Geral de Depósitos (CGD) acabou de anunciar um dividendo de 850 milhões de euros, correspondendo a perto de 50% do resultado histórico de 1,74 mil milhões de euros alcançado no ano passado.

Depois dos lucros de quase mil milhões no ano passado, o Santander Totta vai distribuir cerca de 90% do resultado pela casa-mãe, o que significa um cheque de cerca de 890 milhões de euros.

Já o BPI prevê dar até 75% dos lucros de 588 milhões de euros ao Caixabank, o que se traduzirá num dividendo a rondar os 440 milhões a caminho de Espanha.

Espanha recebe um terço

Espanha será, de resto, o destino de praticamente um terço dos dividendos que os bancos portugueses vão pagar, por conta do que Totta e BPI vão entregar aos acionistas únicos Santander e Caixabank, respetivamente.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

O Estado português também se prepara para um encaixe considerável: além do dividendo da Caixa, terá a receber cerca de 325 milhões de euros do que o Novobanco vai distribuir devido à participação pública de 25% que o Fundo de Resolução e a Direção-Geral do Tesouro e Finanças têm no banco.

O mesmo Novobanco deverá entregar 975 milhões de euros à Lone Star, praticamente o mesmo montante que o fundo americano injetou no banco em 2017 em troca de uma participação de 75%.

Já os chineses da Fosun e os angolanos da Sonangol vão receber cerca de 90 milhões de euros cada, por via da sua posição no BCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca prepara-se para dar ‘jackpot’ de 4,1 mil milhões aos acionistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião