BRANDS' ECO Inteligência Artificial pode aumentar as vendas no retalho em até 10%

  • BRANDS' ECO
  • 20 Março 2025

A Inteligência Artificial (IA) continua a ser um fator de transformação no retalho.

Um estudo da Bain & Company revelou que a implementação em larga escala de IA generativa pode aumentar a receita dos retalhistas entre 5% e 10%, além de melhorar a produtividade das equipas em até 25%.

Com a evolução da tecnologia, o seu impacto nos negócios torna-se cada vez mais evidente, impulsionando a sua adoção e tornando-a cada vez mais integrada no dia-a-dia dos negócios. De acordo com uma análise da Forrester, 35% das empresas já utilizam IA para automatizar tarefas como resumos de texto e transcrição de informações.

Além de tarefas corriqueiras, a IA também encontra o seu lugar para análises avançadas, como destaca a Gartner – empresa de consultoria e investigação, que prevê que até 2030, os dados sintéticos vão substituir os dados reais nos modelos de IA, uma promessa que promete tornar as campanhas de marketing mais eficazes e proporcionar insights mais precisos para tomadas de decisão.

IA: Um diferencial competitivo

Para Marcelo Caruana, Head de Marketing da E-goi, plataforma líder em automação de marketing omnichannel e inteligência artificial, “a IA não é uma novidade, mas uma ferramenta essencial para empresas que querem crescer e diferenciar-se no mercado”.

A E-goi tem impulsionado o sucesso de diversas marcas no mercado, acumulando casos de transformação digital. Um exemplo é o de um retalhista de brinquedos na Península Ibérica que implementou uma estratégia de marketing omnichannel e inteligência artificial. Utilizando a tecnologia de Next Best Offer da E-goi, a empresa enviou recomendações personalizadas de produtos aos clientes. Como resultado, a taxa de conversão nas lojas físicas aumentou 24%, demonstrando o poder da adoção estratégias de inteligência artificial.

Com o mercado global de inteligência artificial projetado para atingir 244 mil milhões de dólares em 2025 e ultrapassar 827 mil milhões até 2030, a adoção da Inteligência Artificial torna-se essencial para a competitividade, não sendo apenas um investimento em inovação, mas sim, um pilar fundamental para empresas que desejam crescer e manter-se relevantes num setor em constante evolução.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inteligência Artificial pode aumentar as vendas no retalho em até 10%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião