Novobanco mantém plano de IPO. “Momento exato depende de condições de mercado”
Ao ECO, o banco liderado por Mark Bourke diz que está a "monitorizar de perto os desenvolvimentos do mercado para avaliar o momento mais apropriado".
O Novobanco mantém o plano de avançar com uma Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês), informou fonte oficial do banco ao ECO, sublinhando que a definição do exato momento continua “a depender das condições de mercado“.
“Independentemente disso, o nosso foco mantém-se em estar totalmente preparado e em cumprir o plano estratégico trimestre a trimestre”, afirmou o banco.
“Como sempre, estamos a monitorizar de perto os desenvolvimentos do mercado para avaliar o momento mais apropriado para qualquer opção estratégica”, adiantou ainda.
Numa mensagem enviada aos trabalhadores a 13 de fevereiro, Mark Bourke diz que a entrada em bolsa do Novobanco poderia ocorrer “no final do segundo trimestre ou no final do terceiro”.
Entretanto, a 21 de março, os acionistas do Novobanco aprovaram em Assembleia Geral a distribuição de 224,6 milhões de euros em dividendos relativos ao exercício de 2024, representando 60% do lucro líquido do segundo semestre do ano, um rácio que o banco pretende aplicar daqui para a frente em relação aos resultados anuais.
Este poderá ser mais um capítulo do processo de venda que poderá concretizar-se em maio através de uma operação em mercado, nomeadamente uma entrada em bolsa poderá avaliar o banco em até 6,2 mil milhões de euros, segundo a última análise da JB Capital.
Não está descartada, porém, a compra do banco por um rival nacional ou estrangeiro, tendo vários CEO do setor comentado a possibilidade durante a época de resultados.
(Notícia atualizada às 14h53)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novobanco mantém plano de IPO. “Momento exato depende de condições de mercado”
{{ noCommentsLabel }}