Fábrica Siemens de Corroios ‘carrega’ autocarros elétricos em Itália
Unidade portuguesa da multinacional alemã, que exporta 95% da produção e emprega 4.000 pessoas, selecionada para fornecer pontos de carregamento a operadora de transportes públicos na Toscânia.
A unidade da alemã Siemens em Corroios foi selecionada como parceira tecnológica de dois projetos de mobilidade elétrica em Itália, designadamente o fornecimento de pontos de carregamento à Autolinee Toscane, um operador de transportes públicos nas cidades de Florença, Prato e Lucca, e a implementação de infraestrutura de carregamento avançada para mais de 120 localizações da IPLANET.
No caso da parceria com a Autolinee Toscane, o projeto inclui um total de 73 pontos de carregamento SICHARGE UC, produzidos na fábrica de Corroios da Siemens e capazes de fornecer 100 e 150 kW de potência. O suficiente para carregar, se necessário, um autocarro em apenas duas ou três horas, diz a empresa.
Adicionalmente, a Siemens é responsável pelo fornecimento dos sistemas de distribuição elétrica em média e baixa tensão, com interruptores com módulos IoT. A empresa forneceu ainda o DepotFinity, uma plataforma de software para monitorizar, reportar, programar e gerir as operações de carregamento nos entrepostos.
No que toca ao projeto com a IPLANET, uma fornecedora de soluções para a transição energética, a Siemens foi encarregada de equipar mais de 120 locais de logística com infraestruturas avançadas de carregamento, sistemas integrados de ponto de venda (POS) em conformidade com o Regulamento de Infraestruturas de Combustíveis Alternativos (AFIR), ativação através de aplicação ou código QR e ecrãs interativos que asseguram a acessibilidade, inclusive para utilizadores com incapacidades.
A rede, segundo a empresa, inclui centenas de pontos de carregamento de potência entre 300 e 450 kW, monitorizados à distância através de canais de conectividade independentes.
Os locais também incorporam sistemas da Siemens de distribuição elétrica em média e baixa tensão, subestações e capacidade de telecontrolo, permitindo, deste modo, a integração de fontes de energia renováveis. Além disso, algumas das áreas de serviço chave-na-mão — que incluem instalações fotovoltaicas, sistemas de armazenamento de energia por baterias e instalações para carregamento de veículos elétricos pesados — já estão operacionais.
Em comunicado, a multinacional germânica indica que a fábrica de Corroios exporta cerca de 95% da sua produção de carregadores para veículos elétricos para diversos países, da Áustria à Austrália, passando pela Grã-Bretanha e Grécia. Em setembro, a unidade portuguesa da Siemens empregava 4.003 pessoas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fábrica Siemens de Corroios ‘carrega’ autocarros elétricos em Itália
{{ noCommentsLabel }}