Novo crédito ao consumo supera 1,4 mil milhões até fevereiro

Empréstimos para a aquisição de automóvel continuam a puxar pelo mercado de crédito ao consumidor. Novas operações superaram os 1,4 mil milhões de euros nos dois primeiros meses do ano.

O novo crédito ao consumo superou os 1,4 mil milhões de euros nos dois primeiros meses do ano, subindo 6% em comparação com o mesmo período de 2024, impulsionado pelos empréstimos para a compra de automóvel.

Os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal mostram que em fevereiro os bancos e financeiras concederam 736,8 milhões de euros em novas operações de crédito junto dos consumidores. Em janeiro este montante foi de 700,4 milhões.

Os dois primeiros meses somam assim 1,437 mil milhões de euros de empréstimos às famílias com a finalidade de consumo, o valor mais alto desde 2013, data a partir da qual o supervisor começou a compilar estes dados.

Empréstimos ao consumo em alta

Fonte: Banco de Portugal

Todos os segmentos do crédito aos consumidores registaram subidas, com a exceção dos empréstimos concedidos por cartão de crédito, que teve uma quebra de 2% para 229,6 milhões de euros em janeiro e fevereiro.

Já os empréstimos para a aquisição de carro continuam a impulsionar o mercado: as novas operações ascenderam a 546,6 milhões de euros, refletindo um aumento de 11% em comparação com o ano anterior. Tanto os carros usados como os novos tiveram aumentos no que toca ao crédito concedido para a sua aquisição.

No crédito pessoal, que representa 45% do total do empréstimo ao consumo, os empréstimos sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades subiram 6% para 661 milhões de euros nos dois primeiros meses do ano.

(Notícia atualizada às 11h36)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo crédito ao consumo supera 1,4 mil milhões até fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião