Luto nacional pela morte do Papa entre os dias 24 e 26 de abril
Sessão comemorativa do 25 de abril deverá manter-se, indicou Marcelo Rebelo de Sousa, que estará no funeral do Papa Francisco, que se realiza este sábado. Luís Montenegro também integra a comitiva.
Portugal deverá cumprir luto nacional pela morte do Papa entre os dias 24 e 26 de abril, adiantou esta terça-feira o Presidente da República, que confirmou que vai marcar presença no funeral, marcado para este sábado. Marcelo Rebelo de Sousa indicou ainda que as comemorações do 25 de abril deverão manter-se.
“O luto nacional vou assiná-lo agora, estou à espera do diploma do Governo, e será, em princípio, do dia 24 ao dia 26, que é o dia do funeral”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, à porta da Nunciatura Apostólica da Santa Sé em Lisboa, onde assinou o livro de condolências pela morte do Papa.
O chefe de Estado referiu que este período de luto nacional inclui a data de 25 de Abril – feriado do Dia da Liberdade em Portugal – e acrescentou que “a ideia da Assembleia da República é manter a sessão, começando por um voto de pesar pela morte do Papa Francisco“.
Marcelo Rebelo de Sousa confirmou ainda que a comitiva portuguesa no funeral do Papa contará também com a presença do primeiro-ministro Luís Montenegro, o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.
O Vaticano divulgou esta terça-feira as primeiras imagens do Papa, no caixão aberto, ladeado por dois guardas suíços na capela da Residência Santa Marta, onde Francisco vivia.
Na foto e no vídeo feitos na noite de segunda-feira, o Papa, que morreu de um acidente vascular cerebral aos 88 anos, está num caixão de madeira forrado com veludo vermelho, a usar uma mitra branca, uma casula púrpura e a segurar um rosário entrelaçado nas mãos.
Os cardeais presentes em Roma reúnem-se esta terça-feira para a sua primeira congregação, o encontro de cardeais após a morte do Papa Francisco, para ultimar os pormenores iniciais, como os preparativos para a trasladação do corpo e a data do funeral, entretanto já agendada para sábado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Luto nacional pela morte do Papa entre os dias 24 e 26 de abril
{{ noCommentsLabel }}