Em atualização Apagão europeu deixa Portugal sem eletricidade
Falha de eletricidade também afeta Espanha, França e Reino Unido. "A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva", segundo a E-Redes.
Está a ocorrer um apagão que afeta Portugal e outros países europeus, incluindo Espanha. A falha no abastecimento de eletricidade começou em simultâneo por volta das 11h35, com relatos a surgirem de Norte a Sul do país, causando inúmeras perturbações, incluindo nas comunicações e nos transportes.
Segundo uma fonte da E-Redes (antiga EDP Distribuição), citada pelo Expresso, “a interrupção deveu-se a um problema na rede elétrica europeia, que afetou a rede nacional”: “Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva.”
“O apagão também afetou regiões de Espanha e França, devido a avarias em linhas de muito alta tensão de 400.000 volts. Em Espanha, comunidades autónomas como Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Estremadura e Múrcia foram impactadas. Em França, a Costa Basca e a região da Borgonha também registaram cortes de energia”, segundo o Expresso.
Contactada pelo ECO, fonte oficial da E-Redes não fez comentário, não havendo qualquer comunicado oficial até ao momento.
A verdadeira dimensão do problema ainda não é conhecida. O ECO sabe de relatos de pessoas afetadas em Espanha, nomeadamente em Madrid e Barcelona. Uma pessoa contactada em Londres, no Reino Unido, também estava sem eletricidade. No entanto também foi possível contactar uma pessoa que está na Alemanha e que não regista qualquer problema no abastecimento elétrico, e outra em Itália.
Em Portugal, também estão a verificar-se perturbações nas comunicações. Além disso, segundo a Renascença, há passageiros retidos em carruagens nos túneis do Metro de Lisboa e há semáforos que deixaram de funcionar.
(Notícia em atualização)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apagão europeu deixa Portugal sem eletricidade
{{ noCommentsLabel }}