Bitcoin bate novo recorde acima dos 111 mil dólares

Criptomoeda mais popular do mundo trocou de mãos por 111.861,22 dólares durante a madrugada desta quinta-feira, um preço nunca antes visto.

A bitcoin está novamente a bater recordes. A criptomoeda mais popular do mundo atingiu nesta madrugada 111.861,22 dólares, um novo máximo histórico, segundo dados da plataforma de preços CoinMarketCap.

Na quarta-feira, o valor da criptomoeda já tinha tocado num máximo de sempre, de 109.500 dólares, superando o recorde anterior de 108.786 dólares, alcançado em janeiro, logo após a tomada de posse de Donald Trump como presidente dos EUA.

Mas a subida não ficou por aí. Na madrugada desta quinta-feira, a bitcoin superou mesmo os 111 mil dólares e, cerca das 7h35, seguia a cotar acima dos 110 mil, acumulando ganhos de 18,66% desde o começo deste ano.

Esta valorização confere à bitcoin um valor de mercado total a rondar os 2,2 biliões de dólares, equivalente a mais de 63% da capitalização de todas as criptomoedas juntas.

Bitcoin aproxima-se dos 112 mil dólares:

Fonte: CoinMarketCap

O analista de mercado Manuel Pinto explica que a criptomoeda está a beneficiar principalmente da fraqueza do dólar e das crescentes preocupações com o défice orçamental dos Estados.

Pinto acrescenta que isto é também motivado pelo “otimismo em torno da regulamentação das stablecoins [criptomoedas ligadas a um outro ativo, mais estável] e por uma mudança favorável no foco regulatório” sob a administração do Presidente norte-americano, Donald Trump.

Simon Peters, analista especialista em criptomoedas da plataforma eToro, acredita que a subida da bitcoin se deve a uma expectativa de aumento da liquidez global ao longo do ano.

“A recente descida da classificação de crédito dos Estados Unidos e o montante da dívida que precisa de ser refinanciada este ano” podem afetar “a procura atual por títulos do Tesouro recém-emitidos”, o que levaria a Reserva Federal dos EUA a imprimir mais dinheiro para cobrir estes títulos e a aumentar o seu balanço, acrescentou Peters.

“Tradicionalmente, o preço da bitcoin aumenta em linha com o crescimento do balanço da Fed”, disse o analista.

(Notícia em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bitcoin bate novo recorde acima dos 111 mil dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião