SIBS integra iniciativa para ligar os “MB Ways” a nível europeu
EuroPA, da qual a SIBS faz parte, e a EPI anunciaram um projeto de colaboração para ligar os "MB Ways" europeus.
O consórcio EuroPA (European Payments Alliance), do qual a SIBS faz parte através do MB Way, e a EPI (European Payments Initiative) anunciaram esta segunda-feira um projeto de colaboração para “acelerar a construção de um mercado europeu de pagamentos mais integrado, eficiente e soberano”.
Numa fase inicial, este acordo abrangerá 15 países europeus, que representam mais de 382 milhões de habitantes, cerca de 84% da população da União Europeia e a Noruega.
Em termos simples, a ideia é ligar os esquemas do género do MB Way entre todos estes países, o que permitirá a realização de transferências imediatas por via do telemóvel a um nível europeu mais amplo.
Atualmente, por via do EuroPA, o MB Way já está ligado às soluções congéneres espanhola (Bizum) e italiano (Bancomat) e está em vista um alargamento ao Norte da Europa.
Por sua vez, o EPI, que impulsionou o esquema Wero, operando de forma praticamente idêntica, é apoiada por bancos na Alemanha, França e Bélgica. Integram este consórcio bancos como o Deutsche Bank, ING, BNP Paribas e BPCE (o futuro dono do Novobanco).
Em comunicado, os dois consórcios adiantam que esta parceria “é motivada pelo interesse comum em explorar uma solução conjunta que potencie a forte adoção e as capacidades existentes de cada participante através de uma maior interconetividade”.
“O objetivo é abranger todos os casos de uso (pagamentos pessoais e comerciais, tanto online como em loja) nos mercados das soluções participantes”, acrescentam.
Prevê-se que o estudo em curso esteja concluído até ao final do verão.
“Através do projeto EuroPA, da colaboração e da interoperabilidade, podemos avançar de forma decisiva rumo a um mercado de pagamentos verdadeiramente integrado – um mercado construído sobre a diversidade e a inovação, que promove a eficiência e a resiliência, assegura a soberania e, acima de tudo, coloca as necessidades dos consumidores e dos comerciantes no centro”, refere Madalena Casais Tomé, CEO do grupo SIBS.
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