Estado arrecada menos 4% com imposto do jogo online no arranque do ano

  • Joana Abrantes Gomes
  • 10:50

No primeiro trimestre deste ano, a receita do Imposto Especial de Jogo Online foi de 82,7 milhões. Associação explica que se deveu à queda de 13% no volume de apostas desportivas.

A receita do Imposto Especial de Jogo Online (IEJO) caiu 4% no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo, e baixou 7%, face aos três meses anteriores, para 82,7 milhões de euros, de acordo com o mais recente relatório divulgado pelo Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ).

A Associação Portuguesa de Apostas e Jogos Online (APAJO), em comunicado, refere que esta quebra se deveu “à redução do volume de apostas desportivas“, que decresceu 13% em termos homólogos e 6% face ao trimestre anterior, e “das receitas brutas de casino“, que, apesar de terem crescido 6% em relação ao primeiro trimestre de 2024, caíram 8% em cadeia.

Entre janeiro e março, as receitas brutas desceram 11,9% face ao trimestre anterior, para 284,7 milhões de euros, a “maior queda percentual em relação a um trimestre anterior desde 2018”. No entanto, comparativamente ao período homólogo, verificou-se um aumento de 9,1%, devido à “margem nas apostas desportivas à cota”.

Esta margem, que se situou quase nos 23%, “bem acima da média”, está “sobretudo dependente dos resultados desportivos que nos primeiros três meses do ano terão sido mais desfavoráveis aos apostadores portugueses”, assinala a APAJO.

No domínio do desporto, as receitas brutas de jogo cresceram 14,3% face ao trimestre homólogo, para 114,9 milhões de euros, mas caíram quase 17% em relação aos três meses anteriores, sendo a maior quebra entre trimestres desde 2022.

Já as receitas nos casinos online, num total de 169,7 milhões de euros, subiram 5,9% face ao trimestre homólogo, mas recuaram 8,1% relativamente ao anterior. Segundo a APAJO, “desde 2021 que não se registava uma queda tão acentuada entre trimestres”.

Estes números resultam da análise ao relatório do primeiro trimestre de 2025 do SRIJ. Na opinião do presidente da APAJO, Ricardo Domingues, o primeiro trimestre foi “de desaceleração em alguns indicadores e até de contração noutros, algo que considera “natural” num “mercado que vai amadurecendo”. “A nossa preocupação principal continua em conseguir absorver a procura face à ameaça dos operadores ilegais”, sublinha.

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