Fundos de investimento e startups europeias pedem “pausa” ao IA ACT
Cerca de 30 líderes da indústria europeia, entre startups e fundos de investimento, pedem pausa na implementação, receando impacto na competitividade do continente.
Cerca de três dezenas de startups e fundos de investimento europeus estão a pedir que a União Europeia ponha em pausa a implementação do IA ACT. Querem proteger a competitividade das empresas europeias.
“Uma pausa bem calibrada não significa adiar por adiar. Trata-se de entregar um plano de implementação com que se possa trabalhar — e não uma bomba relógio apressada — que reforce a credibilidade e competitividade da Europa a nível global”, pode ler-se na carta, citada pela Sifted (contéudo em inglês, acesso não reservado), uma iniciativa de Johannes Schildt, fundador e antigo CEO da sueca healthtech Kry, e subscrita por cerca de 30 líderes da indústria entre os quais Anton Osika, cofundador da Lovable, ou Harry Stebbings, fundador do fundo 20VC.
Fredrik Hjelm (CEO da Voi); Steffen Tjerrild (COO da Synthesia); Max Junestrand (CEO Legora), Judith Dada (general partner da Visionaries Club) são outros dos subscritores.
“Parece ridículo aprovar uma lei que pode prejudicar a competitividade das empresas europeias na Europa, quanto mais globalmente”, diz Kitty Mayo, CEO do Project Europe, um dos signatários, citada pela Sifted.
Em finais de junho, antes de uma reunião com líderes da UE, o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, referiu que o IA ACT era “confuso”, considerando que a sua implementação levaria a um atraso tecnológico para o continente e com que aplicações específicas não ficassem disponíveis na região, segundo noticia o Politico (conteúdo em inglês, acesso livre).
Na mesma altura, o grupo de lobby CCIA Europe, cujos membros incluem a Alphabet (dona do Google), a Meta (dona do Facebook) e a Apple, urgiram a UE para suspender a implementação do IA ACT.
“Com partes críticas do IA ACT ainda em falta apenas semanas das regras começarem em efeito, precisamos de uma pausa para ter um ACT certo, ou arriscamos a estagnar a inovação”, disse Daniel Friedlaender, senior vice president da CCIA Europe, citado pela Reuters. (conteúdo em inglês, acesso livre).
O IA ACT entrou em vigor em 2024, mas está a ser implementado ao longo de dois anos: regras sobre sobre modelos e IA de finalidade geral (GPAI) deveriam estar a ser implementadas desde 2 de maio, mas estão a ser adiadas. Em maio, a Politico noticiou que a simplificação das regras estava a ser equacionada por Bruxelas. (conteúdo em inglês, acesso não reservado).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundos de investimento e startups europeias pedem “pausa” ao IA ACT
{{ noCommentsLabel }}