Trump ameaça impor tarifas de 50% às importações de cobre

Presidente dos EUA disse na noite de terça-feira que "um mínimo de sete" avisos tarifários serão divulgados esta quarta-feira de manhã e mais à tarde, sem no entanto dar mais detalhes.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na terça-feira que vai impor uma tarifa de 50% sobre o cobre importado e introduzir, em breve, taxas há muito ameaçadas sobre os semicondutores e os produtos farmacêuticos, alargando assim a guerra comercial que tem estado a agitar os mercados. O cobre está a valorizar 3,97%, mas os contratos futuros de cobre nos EUA chegaram a disparar 17%.

Um dia depois de ter pressionado 14 parceiros comerciais, incluindo poderosos fornecedores americanos como a Coreia do Sul e o Japão, com novas cartas tarifárias, Trump reiterou a sua ameaça de impor tarifas de 10% sobre produtos do Brasil, Índia e outros membros do grupo BRICS. Disse ainda que as negociações comerciais estão a correr bem com a União Europeia e a China, embora tenha acrescentado que está a poucos dias de enviar uma carta tarifária à UE.

Os comentários de Trump, feitos durante uma reunião de gabinete na Casa Branca, podem aumentar ainda mais instabilidade na economia mundial.

O cobre é essencial para o fabrico de veículos elétricos, equipamento militar, redes elétricas e muitos bens de consumo. Estas tarifas somariam às já em vigor para as importações de aço, alumínio e automóveis, embora não seja claro quando é que as novas tarifas entrariam em vigor.

As ações das farmacêuticas nos EUA também caíram após a ameaça de Trump de impor tarifas de 200% sobre as importações de medicamentos, que, segundo ele, poderiam ser adiadas por cerca de um ano.

A Administração Trump prometeu “90 acordos em 90 dias” depois de revelar uma série de tarifas específicas para cada país no início de abril. Até à data, apenas foram assinados dois acordos, com o Reino Unido e o Vietname. Contudo, Trump disse que um acordo com a Índia está próximo e tem apelado aos países para negociarem, até porque decidiu adiar o prazo de imposição de tarifas desta quarta-feira para 1 de agosto.

“Já era tempo de os Estados Unidos da América começarem a cobrar dinheiro aos países que nos estavam a enganar… e a rir-se nas costas de como éramos estúpidos”, disse.

Trump disse na noite de terça-feira que “um mínimo de sete” avisos tarifários seriam divulgados esta quarta-feira de manhã e mais à tarde, sem no entanto dar mais detalhes na rede social Truth Social.

Os países têm-se queixado que tem sido difícil negociar até mesmo acordos-quadro com os EUA, dada a forma aleatória como as novas tarifas são anunciadas, complicando as suas discussões internas sobre concessões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump ameaça impor tarifas de 50% às importações de cobre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião