Trump anuncia tarifas de 30% contra UE e México a partir de 1 de agosto
Trump anunciou as tarifas a impor a partir de 1 de agosto em cartas publicadas na sua plataforma Truth Social. UE diz estar estar disposta a negociar, mas não descarta contramedidas.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a imposição de tarifas de 30% sobre todos os produtos da União Europeia (UE) e do México, a partir de 1 de agosto. A Comissão Europeia já reagiu, dizendo estar preparada para negociar, mas sem descartar a adoção de contramedidas.
Trump anunciou as tarifas sobre dois dos maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos em cartas publicadas na sua plataforma Truth Social.
“A partir de 01 de agosto de 2025, cobraremos da União Europeia uma tarifa de apenas 30% sobre os produtos da UE enviados aos Estados Unidos, independentemente de todas as tarifas setoriais”, lê-se na carta publicada na Truth Social e endereçada à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Nesta carta, Trump afirmou também que o défice comercial dos EUA representava uma ameaça à segurança nacional. “Tivemos anos para discutir a nossa relação comercial com a União Europeia e concluímos que precisamos de nos afastar desses défices comerciais de longo prazo, grandes e persistentes, gerados pelas políticas tarifárias e não tarifárias e barreiras comerciais”, escreveu o Presidente dos EUA.
Assim como fez em dias anteriores com outros países, Trump anunciou que reverterá a sua decisão “se a União Europeia ou as suas empresas decidirem fabricar produtos nos Estados Unidos”.
“Na verdade, faremos todos os esforços para obter aprovações de forma rápida, profissional e rotineira — ou seja, em poucas semanas”, acrescenta-se na carta, antes de se alertar, também seguindo o formato usual, que se, por qualquer motivo, a UE decidir aumentar as tarifas e retaliar, “o valor que decidir aumentá-las será adicionado aos 30%” já anunciados.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já reagiu a esta decisão na rede social X, afirmando que “tarifas de 30% sobre as exportações europeias vão penalizar empresas e consumidores dos dois lados do Atlântico”. Promete, por isso, “continuar a trabalhar para se chegar a um acordo até 1 de agosto”.
Von der Leyen alerta, contudo, que também “tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar” os interesses europeus, “incluindo a adoção de contramedidas proporcionais, se necessário”.
Tweet from @vonderleyen
Já na carta para o líder mexicano, Trump reconheceu que o país tem ajudado a conter o fluxo de migrantes sem documentos e fentanil para os Estados Unidos. No entanto, disse que o país não fez o suficiente para impedir que a América do Norte se transformasse num “recreio do narcotráfico”.
“Não haverá tarifas se o México ou empresas mexicanas optarem por construir ou fabricar produtos nos Estados Unidos e, de facto, faremos todo o possível para que isso seja aprovado de forma rápida, profissional e rotineira em questão de semanas”, afirmou Trump, repetindo o apelo feito aos outros países.
Na terça-feira, o presidente norte-americano afirmou que estaria “provavelmente a dois dias de enviar a carta da UE” a divulgar as tarifas sobre as exportações europeias para os EUA.
Donald Trump disse que a Comissão Europeia tem tratado Washington muito bem durante as negociações, mas que “trataram muito mal” os Estados Unidos até recentemente. O presidente norte-americano também sublinhou que as tarifas finais são uma decisão do próprio. “Os acordos são, em grande parte, o meu acordo com eles”, disse, acrescentando que está a “ser justo”.
“Estamos a escolher um valor menor do que, na maioria dos casos, nos cobraram”, acrescentou ainda Donald Trump.
A Comissão Europeia defendeu que, “quanto mais depressa se chegar a um acordo, melhor” para acabar com a guerra tarifária entre União Europeia e Estados Unidos, apontando que um eventual adiamento até agosto “daria um pouco mais tempo”.
Notícia atualizada às 15h23 com reação da Comissão Europeia
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump anuncia tarifas de 30% contra UE e México a partir de 1 de agosto
{{ noCommentsLabel }}