5 coisas que vão marcar o dia
O Conselho dos Negócios Estrangeiros da UE debate as relações comerciais de Trump e o INE mostra como evoluiu o setor da construção. Os combustíveis ficam mais caros.
Com o arranque da semana há na Europa vários debates e discussões relacionados com a área do comércio, da habitação e da agricultura e pescas. Por cá, o INE mostra como evoluiu o setor da construção em maio. A semana fica também marcada pelo encarecimento dos combustíveis.
Conselho dos Negócios Estrangeiros da UE debate relações comerciais com EUA
O Conselho dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) reúne esta segunda-feira os ministros responsáveis pela área do comércio para debater o estado atual das relações comerciais entre a UE e os Estados Unidos. Realizam ainda um debate político sobre as relações comerciais entre a UE e a China e discutem as negociações comerciais em curso e o estado de vários acordos comerciais. Portugal está representado pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Inês Domingos.
Como evolui o setor da construção?
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar as estatísticas dos índices de produção, emprego, remunerações na construção relativos a maio. Em abril, a atividade da construção em Portugal acelerou o seu crescimento face ao mês anterior, aumentando 1,9%, numa variação superior em 0,7 pontos percentuais (p.p.) à observada em março.
União Europeia discute Agricultura
Reúnem-se hoje também os ministros dos Estados-membros da União Europeia (UE) responsáveis pela Agricultura e pelas Pescas, para trocar pontos de vista sobre a situação do mercado, em especial na sequência da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, sobre o abastecimento, a produção e a sustentabilidade das proteínas. Portugal está representado pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
Combustíveis ficam mais caros
Esta semana o preço dos combustíveis fica mais caro após ter baixado nas duas semanas anteriores. Enquanto o preço do gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, sobe três cêntimos, a gasolina fica 1,5 cêntimos mais cara. Quando for abastecer, deverá assim pagar 1,6032 euros por litro de gasóleo simples e 1,6904 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Debate sobre crise de habitação na União Europeia
Realiza-se também esta segunda-feira no Parlamento Europeu uma audiência pública sobre como lidar com a vacância e a reutilização de habitações vazias na União Europeia (UE). O debate foca-se em investigar como o parque habitacional vazio na Europa pode ser reutilizado para habitação acessível, incluindo medidas legais, financeiras e administrativas para incentivar o uso em vez da especulação, e conta com a participação de representantes associativos europeus do setor imobiliário e membros da sociedade civil.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}