Matosinhos adjudica conceção-construção do metrobus

  • Lusa
  • 15:56

O valor do contrato, com o consórcio das empresas Painhas, Tecnifeira e M. Couto Alves é de 22,7 milhões de euros – 390 mil euros para a elaboração do projeto e 22,4 milhões para a empreitada.

A Câmara de Matosinhos adjudicou a conceção-construção do metrobus entre o Mercado e os Verdes (Maia), passando por Leça da Palmeira, Mar Shopping e o aeroporto, por 22,8 milhões de euros.

O contrato com o consórcio das empresas Painhas, Tecnifeira e M. Couto Alves foi assinado no dia 3 de julho e publicado no portal de contratação pública Base no dia 7, e estabelece que o prazo de execução é de “14 meses, incluindo o prazo de dois meses para a elaboração do projeto de execução”.

O valor do contrato é exatamente de 22.790.002,58 euros, correspondendo 390 mil euros à elaboração do projeto e os restantes 22,4 milhões de euros à empreitada, valores aos quais se somam o IVA. Em causa está o metrobus de Matosinhos, um projeto integrado no Fundo para a Transição Justa (FTJ) criado na sequência do encerramento da Refinaria da Petrogal em Leça da Palmeira, em 2021.

O concurso público para a conceção e construção do metrobus de Matosinhos foi lançado em dezembro de 2024, e em março foram recebidas várias propostas que, de acordo com o portal Base, envolveram as empresas Alberto Couto Alves (ACA), Alexandre Barbosa e Borges (ABB) e Masterstylo.

Em março, fonte oficial da Câmara de Matosinhos confirmou que os serviços do município estavam em fase de análise de propostas, e estabeleceu o prazo para o fim da empreitada em dezembro de 2026. O metrobus de Matosinhos vai ligar o mercado municipal à estação dos Verdes, na Maia, num total de 10 quilómetros e 11 estações, adiantou a câmara municipal.

Numa informação remetida à Lusa em julho, a autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, adiantou que o metrobus demorará 25 minutos a percorrer os 10 quilómetros. Nas horas de ponta, o metrobus, com capacidade para 160 lugares por veículo, sairá de 15 em 15 minutos, revelou.

Arrancando do mercado municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, o metrobus passará pelo Senhor de Matosinhos, Exponor, Rua Veloso Salgado, MarShopping, Jomar, OPO City, Avenida Mário Brito, aeroporto, Botica e terminará na estação dos Verdes, na Maia, igualmente no distrito do Porto.

Destas 11 estações, sete têm conexão com metro ou autocarro. O metrobus não só atenderá às necessidades de deslocação dentro de Matosinhos, mas facilitará a deslocação entre os dois municípios, promovendo uma maior interconexão e acessibilidade a toda a rede do Metro do Porto, sublinhou.

“Representa um passo significativo na direção de uma infraestrutura de transporte mais sustentável e eficiente”, considerou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Matosinhos adjudica conceção-construção do metrobus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião