Novo chairman da TAP ambiciona privatização “sem impacto na operação”
Carlos Oliveira considera que a privatização é "muito importante para o futuro da companhia" aérea, mas quer os trabalhadores focados no dia-a-dia.
O novo presidente do conselho de administração da TAP defende que a venda de 49,9% da companhia aérea não desfoque os trabalhadores da operação do dia-a-dia. A mensagem foi transmita num evento interno sobre sustentabilidade que aconteceu na segunda-feira, dia de estreia de Carlos Oliveira na companhia aérea.
“Aquilo que queremos, enquanto conselho de administração, é trabalhar de forma muito articulada, até porque somos uma só equipa, e queremos que este processo de privatização que agora começa seja feito sem impacto na operação e que a TAP continue a voar cada vez mais alto”, afirmou o novo chairman, citado numa nota interna a que o ECO teve acesso.
A nota vem acompanhada de um vídeo em que Carlos Oliveira, que foi nomeado pelo Governo a 16 de julho, afirma que o “processo de privatização em curso (…) é muito importante para o futuro da companhia, importante também para o futuro do país”, mas sublinha que todos os trabalhadores devem focar-se “no dia-a-dia” da operação, “para que a TAP possa ser cada vez melhor”.
Depois de mais de dois anos em que o CEO, Luís Rodrigues, acumulou o cargo com a presidência do conselho de administração, o Governo decidiu alterar a governance da empresa.
O anúncio da escolha de Carlos Oliveira, que foi CEO da Fundação José Neves e secretário de Estado de Pedro Passos Coelho, foi feito a 10 de julho, o mesmo dia em que o Executivo aprovou em Conselho de Ministros a reprivatização de 49,9% da TAP, com 5% reservados para os trabalhadores.
“Separar [os cargos] de chairman e CEO é um modelo de governance mais saudável”, justificou na altura o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.
O CEO da TAP, Luís Rodrigues, considerou que com a privatização em marcha a acumulação com o cargo de presidente do conselho de administração “não seria o melhor”, acrescentando que Carlos Oliveira iria trazer valor para a companhia.
O novo chairman já realizou na terça-feira a sua primeira reunião do conselho de administração.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo chairman da TAP ambiciona privatização “sem impacto na operação”
{{ noCommentsLabel }}