Samsung vai fornecer chips de IA à Tesla em negócio de 16,5 mil milhões de dólares

  • Joana Abrantes Gomes
  • 28 Julho 2025

Empresa tecnológica sul-coreana obtém a maior encomenda de sempre de um único cliente, numa altura em que procura recuperar o negócio de fabricação de chips.

A Samsung ganhou um contrato no valor de 16,5 mil milhões de dólares (cerca de 14,1 mil milhões de euros) para produzir a próxima geração de chips de inteligência artificial (IA) personalizados da Tesla, por um período de oito anos, avança o Financial Times.

O negócio, anunciado pela gigante sul-coreana num documento regulatório e confirmado pelo dono da Tesla, Elon Musk, esta segunda-feira, é o maior que o segmento de chips da Samsung já fechou com um único cliente. O seu valor equivale a 7,6% da receita da empresa em 2024.

Numa publicação na rede social X, Musk escreveu que a Samsung vai produzir o chip AI6 de última geração da Tesla na sua nova fábrica no Texas, parte de um investimento de 40 mil milhões de dólares feito pela tecnológica sul-coreana com a ajuda de subsídios sob uma legislação aprovada pela anterior Administração norte-americana.

O chip será usado para alimentar as tecnologias de condução autónoma e robôs humanoides da Tesla. Numa conferência sobre os resultados do segundo trimestre, na semana passada, Musk adiantou esperar que o AI6 também possa ser usado em centros de dados para alimentar os programas de treino de modelos de IA baseados em vídeo da Tesla, o que lhe permitiria reduzir a sua dependência de unidades de processamento gráfico de uso geral produzidas por empresas como a Nvidia.

A Samsung “concordou em permitir que a Tesla ajudasse a maximizar a eficiência da produção”, afirmou o multimilionário, acrescentando que irá “pessoalmente acompanhar o processo para acelerar o ritmo do progresso”.

“A fábrica está convenientemente localizada não muito longe da minha casa”, assinalou Musk, que também disse que o valor de 16,5 mil milhões era “apenas o mínimo necessário”. “A produção real provavelmente será várias vezes superior“, antecipou.

Este anúncio é visto com bons olhos para a Samsung, que luta para conseguir ganhar terreno num mercado liderado pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, parceira contratada pela Tesla para o chip AI5, que deve entrar em produção em massa no final deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Samsung vai fornecer chips de IA à Tesla em negócio de 16,5 mil milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião