Caixa espera vender “em breve” banco de Cabo Verde e tem interessados no Brasil

Paulo Macedo adiantou que o banco central de Cabo Verde deverá dar uma resposta "em breve" em relação à venda do BCA por 70 milhões. Revelou que a operação no Brasil voltou a atrair interessados.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) espera uma resposta em “breve” do Banco Central de Cabo Verde em relação ao processo de venda do Banco Comercial Atlântico (BCA) e quer retomar a venda do seu banco no Brasil, que já tem interessados.

“Relativamente ao BCA, o Banco de Cabo Verde disse que ia dar a resposta brevemente, mas não depende de nós. Achamos que está para breve”, revelou o CEO do banco público, Paulo Macedo, esta quarta-feira na apresentação dos resultados do primeiro semestre.

Foi em março do ano passado que o Governo aprovou a venda da participação de 59,81% que a Caixa tem no BCA à Coris Holding, uma entidade do Burkina Faso, por 70 milhões de euros, mas o processo ainda aguarda por autorização da parte dos reguladores cabo verdianos.

Macedo adiantou ainda que quer retomar a venda da Caixa Brasil. “Voltamos a ter entidades interessados, pelo que gostaríamos de retomar o processo”, indicou o gestor. “Mas há questões processuais antes de chegar à fala com eventuais interessados”, explicou aos jornalistas.

Desde 2017 que a Caixa tenta vender a sua unidade brasileira, que era uma das exigências do programa de reestruturação que o banco público já concluiu, entretanto.

A Caixa lucrou 893 milhões de euros na primeira metade do ano, subindo 0,4% em termos homólogos, com o aumento do volume de negócios a amparar a queda da margem financeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa espera vender “em breve” banco de Cabo Verde e tem interessados no Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião