Madalena Cascais Tomé deixa SIBS para ir para a francesa Worldline

  • Joana Abrantes Gomes
  • 30 Julho 2025

A partir de outubro, gestora vai ser diretora de serviços financeiros e membro do comité executivo da francesa Worldline, a segunda maior prestadora de soluções de pagamento para empresas da Europa.

Madalena Cascais Tomé anunciou esta quarta-feira que está de saída da SIBS, após mais de uma década na liderança da dona do MB Way, conforme já tinha sido avançado pelo ECO. Numa publicação no LinkedIn, a gestora revela que, a partir de outubro, vai juntar-se à Worldline como diretora de serviços financeiros e membro do comité executivo.

“Após quase 11 anos incríveis, vou deixar o cargo de diretora executiva da SIBS em setembro próximo — com enorme orgulho, profunda gratidão e um amor infinito pelo que construímos juntos”, começa por escrever Madalena Cascais Tomé.

A gestora elencou os principais marcos durante o período em que liderou a empresa, desde o lançamento do MB Way — atualmente utilizado por mais de 6,5 milhões de pessoas e interoperável em toda a Europa — e a expansão com a SIBS ROMANIA e a PayTel, às “aventuras” em novos domínios como o ESG, a identificação digital (SIBS Multicert) e as soluções MetaCase Optimizing Financial Flows.

Na Worldline, quer “continuar a missão” que tem tido na SIBS: “ajudar as instituições financeiras, as soluções de pagamento e as partes interessadas europeias a moldar o futuro dos pagamentos e a desbloquear o valor total da tecnologia, com um impacto real nos serviços financeiros e na vida quotidiana em toda a Europa”.

A Worldline, com sede em França, é a segunda maior prestadora de soluções de pagamento para empresas da Europa, movimentando 500 mil milhões de euros por ano em transações online ou através de terminais físicos.

No início de julho, Madalena Cascais Tomé foi eleita presidente da EMPSA, a associação europeia de pagamentos móveis, que reúne 11 sistemas de pagamentos, representando aproximadamente 110 milhões de utilizadores.

Foi nomeada pela primeira vez para a SIBS em 2015, depois de passagens pela Portugal Telecom e pela consultora McKinsey. Foi reeleita pela última vez na liderança da empresa de pagamentos há cerca de um ano, para cumprir um mandato de três anos.

A SIBS é detida pelos maiores bancos num modelo de coopetição. É o principal operador do mercado de pagamentos em Portugal, explorando a rede MB e também os populares meios de pagamento Multibanco e MB Way. Está presente em vários países, incluindo Polónia, Roménia, França e Países Baixos, além dos PALOP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Madalena Cascais Tomé deixa SIBS para ir para a francesa Worldline

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião