Renfe garante “transbordo simples” e mesmos horários no comboio internacional Celta
O trajeto entre Porto e Vigo será alvo de um "transbordo simples" em Viana do Castelo, segundo a Renfe, que garante um serviço "habitual quanto a horários".
A Renfe garantiu esta terça-feira que o comboio internacional Celta, entre o Porto e Vigo, fará um “transbordo simples” em Viana do Castelo e continuará com os mesmos horários, adiantando apenas “motivos operacionais” como causa para a mudança no serviço.
“A partir de 17 de agosto [domingo], por motivos operacionais, o serviço do comboio Celta fará um transbordo de um comboio para outro na estação de Viana do Castelo. Trata-se de um transbordo simples entre comboios. O serviço far-se-á da forma habitual quanto a horários”, pode ler-se numa resposta de fonte oficial operadora ferroviária espanhola Renfe a questões da Lusa.
A Lusa tinha questionado a Renfe sobre os motivos para o transbordo do serviço conjunto com a CP, de quem é a responsabilidade das alterações ao serviço, se não há material circulante disponível para fazer toda a rota, quem é responsável pelas revisões dos comboios e se não é possível utilizar locomotivas bitensão para efetuar o serviço, mas não obteve mais esclarecimentos.
Também fonte oficial da CP remeteu para o comunicado emitido na sexta-feira. Em causa estão alterações ao serviço do comboio internacional Celta, que faz o trajeto Porto-Vigo, e que vai obrigar a transbordo em Viana do Castelo a partir de domingo, para permitir “garantir a continuidade do serviço”, anunciou a CP – Comboios de Portugal na sexta-feira.
Segundo a CP, esta é uma medida “excecional e temporária”, sem indicar qual a data de conclusão dos “ajustes transitórios” no serviço que é operado em conjunto com a espanhola Renfe desde julho de 2013, ligando Vigo ao Porto com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.
Atualmente há duas circulações diárias do comboio em cada sentido, com partidas às 08:13 e 19:10 de Porto-Campanhã e respetivas chegadas às 11:35 e 22:34 (hora espanhola) a Vigo-Guixar e, no sentido contrário, partidas às 08:58 e 19:56 (hora espanhola) de Vigo-Guixar e respetivas chegadas às 10:20 e 21:18 portuguesas a Porto-Campanhã.
A partir de domingo, “o trajeto entre Porto-Campanhã e Viana do Castelo será assegurado por automotoras elétricas UTE 2240, mantendo-se as automotoras UTD 592 [a diesel] no percurso Viana do Castelo – Vigo”, segundo a CP. “Trata-se de uma medida excecional e temporária, sem qualquer supressão de comboios. O serviço manter-se-á assegurado com a introdução de transbordo em Viana do Castelo”, assegura.
A CP diz que “manterá um acompanhamento próximo com a Renfe, parceira deste serviço internacional, prestando todos os esclarecimentos necessários e monitorizando os efeitos desta medida sobre a oferta”. Apesar do comboio Celta ser feito com recurso a uma automotora a diesel, a linha ferroviária está eletrificada de ambos os lados da fronteira, mas em tensões elétricas diferentes. Além disso, há também diferenças nos sistemas de sinalização e segurança.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular denunciou esta terça a “traição” de fazer alterações ao comboio internacional Celta em agosto, condenando a “má gestão” e garantindo que irá fazer tudo para repor os níveis de serviço transfronteiriços.
“Se não for temporário, eles não o vão admitir. Por agora só podem dizer que é temporário e deixar que as pessoas se esqueçam. Só que nós não nos vamos esquecer, vamos estar em cima do assunto como já estivemos noutras vezes, até que se resolveu”, disse hoje à Lusa Xoán Mao, secretário-geral da organização que reúne 38 autarquias do Norte de Portugal e da Galiza.
Também o candidato independente à Câmara do Porto Filipe Araújo acusou a CP de desinvestimento e desinteresse na ligação Porto-Vigo, uma “ligação estratégica para o Porto e para a região Norte”.
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