Digi com receitas de 35 milhões em Portugal no primeiro semestre
O EBITDA ajustado dos primeiros seis meses do ano foi de 23,9 milhões negativos no mercado português. O grupo romeno viu os lucros caírem 81% para 10,3 milhões de euros na primeira metade de 2025.
A Digi Portugal anunciou esta quinta-feira que teve receitas de 35 milhões de euros no primeiro semestre do ano. O negócio português da operadora de telecomunicações foi o terceiro que gerou mais vendas para o grupo, logo depois da Roménia, país de origem da empresa, e de Espanha.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) dos primeiros seis meses do ano foi de 23,9 milhões de euros negativos. Importa lembrar que a Digi não tem valores para comparar em Portugal, uma vez que só iniciou atividade em novembro, cerca de um mês após anunciar a compra da Nowo Communications por 150 milhões de euros.
“As despesas operacionais em Portugal no período de três meses terminado a 30 de junho de 2025 foram de 32,4 milhões de euros, em comparação com 2,3 milhões de euros no período de três meses terminado a 30 de junho de 2024. O aumento ocorre em resultado do lançamento dos serviços em novembro de 2024, sendo o primeiro semestre de 2025 o primeiro semestre completo de operações”, explica a mais recente operadora em Portugal, no relatório financeiro.
A receita média por cliente (ARPU – Average Revenue Per User) em Portugal fixa-se em 7,1 euros, enquanto o número de serviços (RGU – Revenue Generating Unit) fixos e móveis divide-se da seguinte forma: televisão por subscrição/cabo (127 mil), internet (144 mil), comunicações móveis (420 mil) e telefone fixo (98 mil).
A oferta nacional da operadora não contempla o segmento empresarial e, ao nível do consumidor doméstico, destacou-se pela negativa durante o apagão energético. No segundo trimestre, as receitas do mercado português foram de 17,3 milhões de euros, ligeiramente abaixo dos 17,7 milhões de euros registados nos primeiros três meses de 2025.
Globalmente, o resultado líquido da Digi caiu para menos de metade. A empresa com sede em Bucareste teve um lucro de 10,3 milhões de euros entre janeiro e junho, o que representa uma queda de 81% em relação ao mesmo semestre do ano passado. Já as receitas totais da telecom romena foram de 472,9 milhões de euros, uma vez que caíram 48% dos anteriores 918,1 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Digi com receitas de 35 milhões em Portugal no primeiro semestre
{{ noCommentsLabel }}