Lucro da Farminveste dispara 54% no semestre com venda da Alloga Logifarma

  • Lusa
  • 20:08

Os resultados líquidos consolidados atribuíveis a detentores de capital foram de 10,2 milhões de euros, um aumento de quase 54% em termos homólogos.

Os lucros consolidados da Farminveste SGPS subiram, no primeiro semestre, mais de seis vezes, para 47,7 milhões de euros, beneficiando da venda da Alloga Logifarma, adiantou, em comunicado publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Excluindo este impacto, os resultados líquidos consolidados atribuíveis a detentores de capital foram de 10,2 milhões de euros, um aumento de quase 54% em termos homólogos.

“A formalização do acordo de venda da Alloga-Logifarma (AL) permitiu, no primeiro semestre de 2025, o registo de mais-valias no valor de 73,54 milhões de euros, ao nível das contas consolidadas da AH [Alliance Healthcare] e de 37,5 milhões de euros ao nível das contas consolidadas na sociedade”.

O grupo lembrou que “o acordo de venda prevê a alienação de 51% do capital social da AL (concretizada em maio 2025), e ainda opções de compra e venda para alienação dos restantes 49%, a exercer, por opção das partes, durante o período de um ano, a partir de 01 de dezembro 2025”, destacou.

De acordo com a Farminveste, a atividade da AH “registou uma evolução favorável no 1.º semestre de 2025, tendo o resultado operacional (EBIT) evoluído 1,1% face a igual período de 2024”, sendo que, paralelamente, “verificou-se também uma redução dos encargos financeiros de 43,1%, resultantes da diminuição de 21,5 milhões de euros da divida bancária”.

Segundo o grupo, que tem várias participadas, no primeiro semestre de 2025, o resultado líquido da Glintt Global ascendeu a 3,9 milhões de euros, um crescimento de 28,2% face a igual período de 2024. Já o grupo CUF obteve um resultado líquido consolidado de 29,2 milhões de euros no primeiro semestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Farminveste dispara 54% no semestre com venda da Alloga Logifarma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião