Teixeira Duarte promovida ao PSI após valorizar 470% desde o início do ano
A Euronext promoveu a construtora à principal montra da bolsa portuguesa. PSI vai passar a incluir 16 empresas com entrada da Teixeira Duarte, cujas ações acumulam uma valorização de 470% este ano.
A Teixeira Duarte foi promovida ao PSI. As ações da construtora passam a constar do principal índice da bolsa portuguesa a partir de 22 de setembro, segundo anunciou esta quarta-feira a Euronext, o que acontece depois de o título acumular uma valorização de 470% desde o início do ano.
Em resultado desta decisão, o índice de referência nacional passará a ter 16 cotadas, duas das quais construtoras: a Mota-Engil e, dentro de menos de duas semanas, a Teixeira Duarte, que fechou a sessão desta quarta-feira com um valor de mercado de 184 milhões de euros.
As ações da Teixeira Duarte valorizam 472% desde o início do ano, passando dos 7,9 cêntimos para os 45,2 cêntimos em pouco mais de nove meses. Este desempenho permitiu-lhe cumprir o requisito da Euronext – de capital disperso em bolsa de pelo menos 100 milhões de euros – para entrar no restrito clube das maiores cotadas nacionais.
A construtora tem beneficiado da aposta em grandes obras públicas, como a Linha de Alta Velocidade, onde participa em consórcio num projeto que lhe trará 440 milhões de euros à sua carteira de encomendas.
O reforço da carteira de obras e a renegociação da dívida à banca (que se traduziu numa melhoria dos resultados financeiros) ajudou a Teixeira Duarte a aumentar os lucros na primeira metade do ano, com o resultado a subir mais de quatro vezes para os 42,4 milhões de euros.
O bom momento da Teixeira Duarte está a atrair investidores, nomeadamente a sociedade Dualis Capital, do empresário nortenho Eduardo Sardo, que pretende reforçar a sua posição na construtora para mais de 10% ainda este ano. O acionista de Vila Nova de Gaia considera que o potencial da empresa pode escalar neste momento que vive o setor, devido aos projetos financiados fundos comunitários do PRR e Portugal 2030.
A entrada no PSI – que desde 2022 perdeu a denominação de PSI-20 – vai dar mais visibilidade à Teixeira Duarte na medida em que salta para a principal montra bolsista nacional e entra no radar dos grandes fundos de investimento internacionais.
(notícia atualizada às 17h28)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Teixeira Duarte promovida ao PSI após valorizar 470% desde o início do ano
{{ noCommentsLabel }}