IGCP volta ao mercado para obter até 1.750 milhões em Bilhetes do Tesouro
NO próximo dia 17 de setembro, o IGCP realiza dois leilões das linhas de BT com maturidades em 17 de julho de 2026 e 18 de setembro de 2026.
O Estado português vai tentar obter até 1.750 milhões de euros em dívida na próxima semana, numa emissão de Bilhetes do Tesouro (BT) com maturidades de até um ano, anunciou esta sexta-feira o IGCP.
Num comunicado, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP refere que vai “realizar no próximo dia 17 de setembro pelas 10:30 horas dois leilões das linhas de BT com maturidades em 17 de julho de 2026 e 18 de setembro de 2026, com um montante indicativo global entre 1.500 milhões de euros e 1.750 milhões de euros”.
Esta semana, a 10 de setembro, o IGCP emitiu 1.131 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) a cerca de 10 e 17 anos, tendo obtido um valor abaixo do montante que definiu como o patamar. As taxas de juro foram de 3,059% (a 10 anos) e de 3,637% (a 17 anos), subindo em relação aos anteriores leilões nos mesmos prazos realizados, respetivamente, em junho e fevereiro.
A 11 de setembro, numa audição no parlamento, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, o presidente do IGCP, Pedro Cabeços, disse que quer diversificar e captar novos investidores para a dívida pública portuguesa. De acordo com Pedro Cabeços, a agência tem promovido reuniões “para saber o que é preciso fazer” para os investidores se interessarem.
“Há investidores que não incluem Portugal nas suas decisões de investimento”, salientou, indicando que o IGCP se reuniu com “mais 100 investidores nos últimos dois anos para promover a dívida portuguesa”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IGCP volta ao mercado para obter até 1.750 milhões em Bilhetes do Tesouro
{{ noCommentsLabel }}