Agenda Nacional de Inteligência Artificial apresentada pelo Governo no quarto trimestre
Tinha sido prometida para o primeiro trimestre, mas as eleições trocaram as voltas do Governo – e até a tutela mudou. Sabe-se agora que a apresentação deverá ocorrer entre outubro e dezembro.
O Ministério da Reforma do Estado prevê apresentar a Agenda Nacional de Inteligência Artificial no quarto trimestre de 2025, apurou o ECO. O plano devia ter sido finalizado e apresentado até março, mas teve de ser adiado por causa das eleições legislativas antecipadas, que mantiveram a coligação da Aliança Democrática (AD) no poder.
Questionado pelo ECO sobre quando está prevista a apresentação da referida Agenda, fonte oficial do Ministério da Reforma do Estado respondeu que “a Agenda Nacional de Inteligência Artificial deverá ser apresentada durante o próximo trimestre”, ou seja, entre outubro e dezembro.
A finalização deste plano de política pública para a inteligência artificial (IA) está prevista no programa do atual Governo. Começou a ser preparado na anterior legislatura, ainda sob a tutela da ministra Margarida Balseiro Lopes – atualmente com outras incumbências –, por se considerar que “a IA tem um potencial transformador que se estende a todos os setores de atividade e a todas as dimensões da sociedade”.
Sabe-se que uma das medidas que fazem parte da Agenda é o desenvolvimento do modelo de linguagem natural Amália, focado no português europeu.
O modelo deverá ser lançado ao público ainda antes, estando pré-apontado para 30 de setembro, conforme já tinha confirmado ao ECO a mesma fonte.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Agenda Nacional de Inteligência Artificial apresentada pelo Governo no quarto trimestre
{{ noCommentsLabel }}