Fusão nos ingredientes para bolos. ‘Norueguesa’ Credin compra geleias da Trofa

Credin Portugal, que pertence aos noruegueses da Orkla Food Ingredients, uniu-se à Decorgel para aumentar o portefólio de ingredientes para padarias e pastelarias. Plano é crescer em Espanha e França.

Duas empresas portuguesas da indústria dos ingredientes para pastelaria uniram-se esta semana numa fusão. A Credin Portugal, que pertence aos noruegueses da Orkla Food Ingredients (OFI), assinou um acordo para a aquisição da Decorgel, que se dedica à produção de geleias e recheios para bolos.

Ao comprar 100% das ações da Decorgel, a Credin Portugal – localizada no concelho de Loures – integrou a sociedade da Trofa no grupo internacional Credin. O objetivo deste negócio, cujo valor não foi divulgado, é crescer em Espanha e França.

“Os recheios e cremes de fruta da Decorgel complementarão a oferta de produtos da Credin Portugal e a aquisição permitirá um maior crescimento nos mercados espanhol e francês. A equipa comercial da Credin Portugal estará também mais bem posicionada para servir os nossos clientes com a adição de um novo sortido de elevada qualidade”, afirmou o CEO da Credin Portugal, Fernando Coelho.

Para o fundador e administrador da Decorgel, Francisco de Sousa Miranda, a transação representa o culminar de um processo de “cuidadosamente planeado” de forma a garantir a continuidade e o crescimento da empresa sob a nova liderança da Credin Portugal e, consequentemente, dos acionistas de Oslo.

Francisco de Sousa Miranda recorda “a jornada de mais de 20 anos”. “Levo comigo a certeza de que estou a deixar um legado sustentável, construído com alma. Estou plenamente confiante de que a OFI — e a Credin Portugal em particular — são a escolha certa para garantir um futuro ainda mais entusiasmante para a família Decorgel e todos os seus parceiros”, referiu o empresário da Área Metropolitana do Porto.

Francisco Miranda (administrador da Decorgel) e Fernando Coelho (CEO da Credin Portugal)


Fundada em 2005 em Lantemil, a Decorgel tem 51 trabalhadores e vende a matéria-prima da panificação e pastelarias sobretudo para industriais e distribuidores em Portugal, França e Espanha. No ano passado, registou uma faturação de seis milhões de euros.

Por sua vez, o grupo comprador Credin nasceu em 1930 pelas mãos do empresário dinamarquês Herbert Schou e, quando internacionalizou 43 anos mais tarde, a primeira escolha recaiu sobre Portugal. Em 2002, a OFI adquiriu a Credin e a subsidiária portuguesa manteve-se sob controlo dos nórdicos, mas agora através da Noruega.

A operação de aquisição da Decorgel por parte da Credin foi assessorada pela consultora TAE Europa, especializada em M&A no setor de alimentação e bebidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fusão nos ingredientes para bolos. ‘Norueguesa’ Credin compra geleias da Trofa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião