Teleperformance justifica despedimento com “ambiente empresarial volátil”

Teleperfomance explica despedimento anunciado por videochamada com dispersão geográfica dos seus escritórios. Em causa estão 240 trabalhadores, menos de 2% do pessoal da empresa.

A Teleperformance (TP) Portugal vai avançar com o despedimento coletivo de 240 trabalhadores, decisão que justifica com “o ambiente empresarial volátil que afeta a Europa desde o início do ano”. Depois do anúncio feito por videoconferência, a empresa está agora levar a cabo reuniões individuais para formalizar o processo, esclarecer questões e negociar as condições, lê-se numa resposta oficial enviada ao ECO.

“Desde 2005, a TP construiu em Portugal um hub multilingue para servir os seus clientes europeus, que se desenvolveu significativamente e conta hoje com mais de 14.000 colaboradores a trabalhar para empresas de vários países. Perante o ambiente empresarial volátil que afeta a Europa desde o início do ano, e sem sinais de melhoria em 2026, a TP Portugal iniciou um plano de reestruturação para promover a sua adequação organizacional ao atual ambiente empresarial, que inclui a difícil decisão de reduzir ligeiramente a sua força de trabalho“, explica a empresa.

Vão ser afetados por este processo de reestruturação 240 trabalhadores, que representam menos de 2% do pessoal da empresa. O ECO questionou que perfil têm esses trabalhadores, mas não obteve ainda resposta.

Na resposta enviada por agora, a TP garante estar “empenhada em conduzir este processo com o mais elevado nível de equidade, clareza e transparência, garantindo aos colaboradores que todos os seus direitos legalmente previstos estão devidamente acautelados”.

Conforme avançou o Jornal de Notícias esta manhã, estes despedimentos foram comunicados aos trabalhadores afetados por videochamada. A Teleperformance explica que essa foi a opção tomada, tendo em conta que tem “escritórios em diversas zonas do país“. “A comunicação inicial foi feita por videoconferência, sendo este o método que permitiu partilhar a informação de forma clara, transparente e consistente, com todos os envolvidos em simultâneo“, realça a empresa.

Entretanto, a TP tem estado a agendar reuniões individuais com cada trabalhador para “formalizar o processo, esclarecer todas as questões e negociar as condições”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Teleperformance justifica despedimento com “ambiente empresarial volátil”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião