Falha técnica da Cloudflare deixou vários sites com problemas
Rede global da tecnológica norte-americana registou "problemas" esta terça-feira. Erros no sistema da empresa liderada por Matthew Prince afetaram páginas de marcas, jornais e redes sociais.
A tecnológica Cloudflare, que presta serviços de resiliência na internet, enfrentou esta terça-feira problemas técnicos. A falha que ocorreu durante a manhã deixou indisponíveis ou intermitentes múltiplas plataformas e sites, tanto em Portugal como a nível internacional.
Na origem dos problemas esteve um pico de tráfego “invulgar” num dos serviços da Cloudflare a partir das 11h20 (hora de Lisboa), embora a causa deste pico de tráfego continue por apurar, confirmou fonte oficial da empresa, em declarações ao ECO.
“Embora a maior parte do tráfego da maioria dos serviços tenha continuado a fluir normalmente, houve um aumento de erros em vários serviços da Cloudflare. Ainda não sabemos a causa do invulgar pico de tráfego. Estamos a trabalhar intensamente para garantir que todo o tráfego é servido sem erros. Depois disso, concentrar-nos-emos em investigar a causa”, esclareceu a tecnológica.
Da comunicação social às marcas e redes sociais, várias organizações foram impactadas. O site do ECO foi um dos que enfrentou constrangimentos, bem como os sites da agência Lusa e do jornal Observador, que também se apresentavam intermitentes. A página inicial do Diário de Notícias exibia erros no lugar das imagens. No retalho, os websites de lojas como Decathlon ou Ikea estiveram bloqueados.
A rede social X, antigo Twitter, encontrava-se acessível, mas não apresentava qualquer publicação. O ChatGPT, da OpenAI, esteve inacessível aos utilizadores e aconselhava-os a desativar a Cloudflare para que o chatbot fique operacional.

A página do Conselho Europeu também esteve em baixo com a indicação de “manutenção do sistema”, mas poucos minutos depois voltou a ficar ativa.

“A rede global da Cloudflare está a apresentar problemas. A Cloudflare está consciente e a investigar um problema que pode afetar vários clientes. Mais detalhes serão dados assim que novas informações estiverem disponíveis”, informou a empresa norte-americana, numa nota publicada no site oficial.
A Cloudlfare adianta que são códigos de erro “generalizados”, além de falhas no painel da Cloudflare e na API (Application Programming Interface ou interface de programação de aplicações). “Estamos a trabalhar para perceber o impacto total e mitigar este problema”, acrescentou a multinacional com sede em São Francisco.
Cerca de cinco horas depois do incidente, a Cloudflare informou “que os erros e a latência estão a regressar aos níveis normais” e que iria disponibilizar “o mais brevemente possível” uma investigação completa pós-incidente e mais detalhes sobre o sucedido.
“Tornamos a internet mais rápida”
O CEO da Cloudflare foi um dos principais oradores da Web Summit 2025, em Lisboa. Antes de explicar como vê o impacto da inteligência artificial (IA) nos media e nos pequenos negócios, Matthew Prince subiu ao palco e resumiu a empresa: “Tornamos a internet mais rápida e protegemo-a dos mauzões. Temos 20% da internet e 80% das maiores empresas de IA do mundo são nossas clientes“.
Entretanto, as ações da Cloudflare, que já estavam em queda ligeira, aceleraram a descida e estão a derrapar mais de 3% nas negociações antes da abertura das bolsas em Nova Iorque. Na pré-abertura de Wall Street, pelas 12h22 (hora de Lisboa), os títulos caíam 3,81% para 194,55 dólares.
Notícia atualizada às 17h25 com atualização da falha técnica por parte da Cloudflare
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Falha técnica da Cloudflare deixou vários sites com problemas
{{ noCommentsLabel }}