Ministro grego eleito novo presidente do Eurogrupo
Kyriakos Pierrakakis ganhou a corrida ao belga Vincent van Peteghem, que era considerado favorito.

Os ministros das Finanças da Zona Euro elegeram o grego Kyriakos Pierrakakis como novo presidente do Eurogrupo. Pierrakakis ganhou a corrida ao belga Vincent van Peteghem, considerado superfavorito, e toma posse já esta sexta-feira para cumprir um mandato de dois anos e meio.
Pierrakakis é o nome escolhido para suceder ao irlandês Pascal Donohoe – que deixou o cargo em novembro para ser diretor executivo do Banco Mundial – na liderança do grupo informal de ministros das Finanças do euro. A primeira reunião do Eurogrupo na presidência do grego está agendada para 19 de janeiro.
Em conferência de imprensa, e agradecendo a confiança dos pares, Kyriakos Pierrakakis lembrou que há alguns anos, em Bruxelas, se discutia se a Grécia permanecia ou não na Zona Euro, mas que coletivamente o país soube ultrapassar as dificuldades. “Esta lição não serve apenas para os gregos, mas para a Europa“, frisou o ministro, que pretende reforçar a cooperação entre os Estados-membros para relançar a competitividade da economia europeia.
Aos 42 anos, conta já com uma vasta experiência governativa. É ministro da Economia e Finanças da Grécia apenas desde março deste ano, na sequência de uma reformulação do governo Kyriákos Mitsotákis (Nova Democracia), tendo transitado do cargo de ministro da Educação (2023-2025). No executivo anterior ocupou as funções de ministro da Digitalização (2019-2023).
Vincent van Peteghem era considerado o superfavorito nesta eleição, mas a relutância da Bélgica em relação à ideia de mobilizar ativos russos congelados no país para financiar a reconstrução da Ucrânia terá contribuído para a derrota do atual vice-primeiro-ministro belga.
Embora longe do protagonismo que teve durante a pandemia, o presidente do Eurogrupo mantém um papel relevante na preparação e condução das reuniões dos ministros das Finanças da Zona Euro e na representação do Eurogrupo em instâncias internacionais, desde o G7 até às reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial.
(notícia atualizada às 17h49)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministro grego eleito novo presidente do Eurogrupo
{{ noCommentsLabel }}