Alunos vulneráveis degradam residências? PS exige que Fernando Alexandre se retrate, ministro esclarece declarações

  • Lusa
  • 16 Dezembro 2025

Ministro considerou que é por "colocar nas residências universitárias os estudantes dos meios mais desfavorecidos que se degradam". PS diz que "Portugal merece ter um ministro da Educação para todos".

O PS exigiu esta terça-feira ao ministro da Educação que retifique declarações “preconceituosas e discriminatórias” que proferiu sobre alunos de famílias com mais baixos rendimentos, caso contrário deixará de ter condições para estar no Governo.

Esta posição foi transmitida pelo líder parlamentar socialista, Eurico Brilhante Dias, depois de Fernando Alexandre ter defendido que as residências públicas devem ter alunos de vários estratos sociais, caso contrário, dando prioridade aos bolseiros, irão degradar-se mais rapidamente.

Esta terça-feira, durante a cerimónia de apresentação do novo modelo de ação social para o ensino superior, que decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa, Fernando Alexandre considerou que é por “colocar nas residências universitárias os estudantes dos meios mais desfavorecidos que se degradam”, acrescentando que “o que vai acontecer às residências depende das universidades e politécnicos, mas também depende dos estudantes”.

Se o senhor ministro não retificar o que disse, se não reconhecer que cometeu um erro grave, discriminatório, preconceituoso face às famílias com rendimentos mais baixos, deixou de ter condições de ser ministro da Educação. Portugal merece ter um ministro da Educação para todos os portugueses”, declarou Eurico Brilhante Dias.

O Ministério da Educação, num esclarecimento entretanto enviado às redações, indicou que era “totalmente falso” que o ministro “considere que os estudantes com mais baixos rendimentos sejam responsáveis pela degradação das residências”. Fernando Alexandre, na intervenção, quis sim apontar o dedo “à gestão das residências”, que está na origem da “degradação” destes equipamentos e não a “utilização pelos estudantes”.

Para lá dos socialistas, o PCP anunciou que vai requerer a audição urgente do ministro da Educação no parlamento, enquanto o Livre condenou as declarações “estigmatizantes” de Fernando Alexandre. A porta-voz e deputada única do PAN, Inês Sousa Real, também se juntou às críticas, considerando que estas afirmações “são mais do que lamentáveis”.

Numa publicação nas redes sociais, o coordenador do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza, considerou ainda que “culpar os estudantes mais pobres pelo estado das residências é a forma mais baixa de desresponsabilização política”.

(Notícia atualizada às 20h39 com reação do ministro)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alunos vulneráveis degradam residências? PS exige que Fernando Alexandre se retrate, ministro esclarece declarações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião