Dividendos das maiores cotadas de Lisboa sobem 8% para 3,4 mil milhões

  • ECO
  • 14 Janeiro 2026

EDP, EDP Renováveis, Galp, Jerónimo Martins e BCP preparam-se para pagar 3,4 mil milhões em dividendos este ano, correspondendo a uma dividend yield de 4,3%, acima das maiores empresas europeias.

As maiores cotadas portuguesas e que integram o índice Stoxx Europe 600 preparam-se para entregar cerca de 3,4 mil milhões de euros em dividendos aos acionistas, o que representa uma subida de 8% em relação ao ano passado.

Quem são estas cotadas? EDP, EDP Renováveis, Galp, Jerónimo Martins e BCP, cujos dividendos, de acordo com o estudo da Allianz Global Investors, corresponderão a um rendimento de 4,3% em relação ao preço da ação, acima dos 3,2% de dividend yield, associados ao Stoxx Europe 600.

Ainda assim, Portugal ocupa o sexto lugar dos dividendos mais atrativos no ranking europeu, que deverá ser liderado pela Noruega, com um rendimento de dividendos de 5,8%.

Ao todo, os dividendos das 600 maiores cotadas do Velho Continente deverão atingir os 454 mil milhões de euros, traduzindo uma subida de 4% em relação ao cheque que pagaram aos acionistas há um ano.

“A tendência altista dos dividendos na Europa mantém-se. Ainda que o crescimento em 2026 seja idêntico ao de 2025, esperamos um avanço mais significativo em 2027, impulsionado pelo aumento dos lucros das empresas europeias em 2026”, refere Grant Cheng, gestor de carteiras da Allianz Global Investor.

Por setores, a gestora prevê um maior crescimento dos dividendos no setor financeiro e uma descida no mercado de consumo discricionário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dividendos das maiores cotadas de Lisboa sobem 8% para 3,4 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião