Governo dá luz verde a concurso para a barragem e empreendimento de Girabolhos

"É uma infraestrutura estratégica para reforçar a segurança hídrica do país, proteger as populações e aumentar a capacidade nacional de produção de energia renovável", entende a ministra da tutela.

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, determinou o lançamento do concurso para a construção e exploração do Empreendimento de Fins Múltiplos de Girabolhos (EFMG), no Mondego. O concurso deverá ser aberto até março.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) fica responsável por promover o respetivo lançamento do concurso, em articulação com os municípios envolvidos e com outras entidades administrativas, nas áreas do abastecimento de água, energia, proteção civil, economia, agricultura, ordenamento do território, conservação da natureza e biodiversidade, “assegurando a adequada ponderação e salvaguarda dos interesses públicos em presença”, refere o comunicado enviado às redações.

O Empreendimento de Fins Múltiplos de Girabolhos integra a estratégia nacional “Água que Une”. “Trata-se de um projeto estruturante para a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos, com objetivos de controlo e mitigação de cheias, reforço do abastecimento público de água, produção de energia elétrica de fonte renovável, aumento da resiliência hídrica e valorização territorial do interior”, defende o ministério do Ambiente.

Para a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, citada no comunicado, “o Empreendimento de Girabolhos é uma infraestrutura estratégica para reforçar a segurança hídrica do país, proteger as populações do vale do Mondego e aumentar a capacidade nacional de produção de energia renovável“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo dá luz verde a concurso para a barragem e empreendimento de Girabolhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião